Inserção de mulheres no mercado das tecnologias cresce 60% - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Inserção de mulheres no mercado das tecnologias cresce 60%

A área da tecnologia é, há muito tempo, um território masculino. Isso não começou hoje, mas ainda na década de 1960, quando o estereótipo do geek surgiu embasado na figura corporativa, muito antes das questões intelectuais. A inclusão das mulheres na área de tecnologia, apesar de ter tido grandes avanços, ainda é tímida. 

De acordo com a empresa de recursos humanos Revelo, a diferença de remuneração oferecida para homens e mulheres no setor de tecnologia era de 22,4% em 2017 e passou para 23,4% em 2019. Mesmo com um longo caminho a ser percorrido, já é possível visualizarmos um futuro promissor. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2019 o número de mulheres na tecnologia passou para 44,5 mil, representando um crescimento de 60% em cinco anos.

Giseli Tais Torquetti, acadêmica de Ciência da Computação da Unijuí, é um dos talentos femininos que integram o time de futuras programadoras. Para ela, a área de tecnologia sempre foi vista com bons olhos, representando um mundo de novas oportunidades e crescimento para o futuro. 

“Estamos ganhando espaço, mas ainda enfrentamos muitos desafios ao concorrer uma vaga de emprego. Contudo, acredito que cada vez mais mulheres vão atuar nesta área do conhecimento, principalmente por ser um setor de suma importância para a sociedade”, explica a estudante, complementando que desde o seu primeiro semestre na graduação, obteve oportunidades de estágio, já garantindo sua qualificação para o mercado de trabalho também com vivências reais.

A Unijuí acredita que fomentar a inserção das mulheres neste mercado da tecnologia é uma excelente forma de inclusão e também qualificação do mercado. Com esse objetivo, conta com o Projeto de Extensão Meninas Digitais, voltados à formação de novas gerações de programadoras mulheres por meio do interesse despertado ainda nos Ensinos Fundamental e Médio.

Para quem se interessa pela área de tecnologia, a Universidade oferta os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, nos campi de Ijuí e Santa Rosa. Os cursos fazem parte da Graduação Mais, metodologia de ensino voltada ao desenvolvimento de competências que capacita o estudante para lidar com situações e contextos complexos a partir de vivências reais do mercado de trabalho, atualizando-o em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação por meio de parcerias de qualificação com o Google, NVidia, Intel, Amazon, Tableau e Qlik.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.