Estudante de Ciência da Computação atua como desenvolvedor de games em empresa ucraniana - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Ciência da Computação atua como desenvolvedor de games em empresa ucraniana

Acadêmico do 8º semestre de Ciência da Computação na Unijuí, Rafael Kuhn ainda está cursando a Graduação, mas já possui em seu currículo a experiência de atuar em uma empresa internacional. Contratado há cerca de dois meses pela desenvolvedora de softwares personalizados, Program-Ace, o estudante está sendo terceirizado para uma empresa de games, na qual está auxiliando no desenvolvimento de um jogo que ensina cibersegurança.

A Program-Ace é uma empresa de Pesquisa e Desenvolvimento da Ucrânia, que também possui escritório em Chipre, país do Oriente Médio com alto índice de desenvolvimento. O acadêmico, que trabalha de forma remota, atua como desenvolvedor de software desde 2019, e relata que possuir inglês foi fundamental para a conquista da vaga. “As oportunidades começaram a surgir porque eu sempre tive portfólio online escrito em inglês e comecei a enviar currículos em inglês”, explica Rafael.

O estudante conta que realizou cerca de cinco entrevistas em inglês e, se não fosse fluente na língua, não seria capaz de se comunicar com a equipe. Rafael encontrou a vaga por meio do LinkedIn, maior rede social com foco no campo profissional de seus usuários. Ele dá dicas para quem tem interesse em encontrar oportunidades como essa. “Ter um portfólio online é importante, com coisas reais que você fez, descritas em inglês. Também entra um pouco da escrita, saber descrever o que você sabe fazer e como isso é útil de uma forma atrativa”, destaca.

Rafael já possuía experiência com games voltados à educação, destinados a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. Agora, ele está trabalhando no desenvolvimento do jogo World of Haiku, que foi lançado oficialmente no dia 22 de julho de 2022. A proposta é apresentar o treinamento em cibersegurança de maneira inovadora, isto é, possibilitar que o usuário aprenda enquanto joga, obtenha conhecimento do mundo real, entenda os fundamentos da segurança cibernética e transforme o tempo de jogo em tempo de construção de carreira.

Segundo o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí, professor Edson Padoin, para a Universidade é muito importante saber que estudantes, ainda em formação, já estão ingressando no mercado de trabalho e assumindo cargos elevados com altos salários. “Atualmente temos alunos da Ciência da Computação e Engenharia de Software em diferentes empresas nacionais e internacionais. E esta tendência vai se intensificar, pois, segundo dados da Brascomp, teremos uma carência de 260 mil profissionais na área em 2024”, ressalta Padoin.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.