Herbário da Unijuí é cadastrado em Index internacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Herbário da Unijuí é cadastrado em Index internacional

             

Depois da adequação das instalações, revisão e recadastramento de seu acervo, trabalho que durou dois anos, o Herbário Rogério Bueno, da Unijuí, foi finalmente registrado no Index Herbariorum, com o acrônimo HUIRB. O HUIRB foi fundado em 1985 pelo botânico Rogério Bueno, recebendo o nome de Herbário da Universidade de Ijuí e o acrônimo HUI. No ano 2000, o herbário HUI foi renomeado, recebendo o nome de seu já falecido fundador, e passou a se chamar Herbário Rogério Bueno. Desde 1998 o herbário está aos cuidados da Dra. Mara Lisiane Tissot-Squalli. 

O HUIRB tem mais de 7.700 exsicatas (amostras de plantas), as mais importantes são os Tipos Nomenclaturais de três espécies de Eriocaulaceae (família de plantas floríferas). O herbário participa da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul e da Rede Brasileira de Herbários, realizando permutas com vários herbários e emprestando material para estudos de pesquisadores de várias instituições do Brasil. A próxima meta do HUIRB é disponibilizar seu acervo online por meio do Programa REFLORA, iniciativa do Governo Brasileiro que disponibiliza os acervos de vários herbários estrangeiros e brasileiros para consulta online. 

Nos últimos três séculos, cientistas tem documentado a diversidade de plantas e fungos da Terra por meio de espécimes de referência secos (exsicatas) mantidos em coleções conhecidas como herbários. Existem 3.001 herbários ativos no mundo, com aproximadamente 12.174 curadores e especialistas em biodiversidade. Coletivamente, os herbários do mundo contêm cerca de 387.007.790 espécimes que documentam a vegetação da Terra nos últimos 400 anos. 

O Index Herbariorum, estabelecido em 1935, é um guia crucial para a ciência e para a conservação da biodiversidade. Informações precisas e abrangentes sobre os herbários tornam mais fácil para os cientistas responder perguntas sobre a documentação da diversidade mundial de plantas e fungos, perguntas como: 

- Quantas espécies estão representadas nos herbários e quais áreas da Terra são mais bem documentadas? 

- Quem são os especialistas em identificação de plantas e como eles podem ser contatados?

              

Sobre o Index

O Index Herbariorum foi originalmente publicado pela Associação Internacional de Taxonomia de Plantas, que patrocinou as primeiras seis edições (1952-1974). Posteriormente, o Jardim Botânico de Nova York assumiu a responsabilidade pelo índice, que publica em um site as informações.

Para entrar em contato com o herbário Rogério Bueno (HUIRB), basta enviar um e-mail para: huirb@unijui.edu.br


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.