Curso de Ciências Biológicas realiza viagem de estudos para Cambará do Sul - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Ciências Biológicas realiza viagem de estudos para Cambará do Sul


Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET – Biologia), com o apoio do Diretório Acadêmico do Curso (DABIO), organizaram uma viagem de estudos.

A viagem ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro para a cidade de Cambará do Sul com o objetivo de conhecer os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho e suas trilhas (Trilha Pedra do Segredo, Trilha do Mirante, Trilha do Cotovelo e Trilha Malacara), e fazer uma reflexão a respeito da biodiversidade da Mata Atlântica, bem como do relevo da região dos Campos de Cima da Serra, o qual é muito característico.

Estudantes do curso e alguns familiares formaram um grupo de 37 pessoas. O grupo foi acompanhado pela tutora do PET, professora Vidica Bianchi, e pela professora do curso, Francesca Werner Ferreira.

O Cânion Itaimbezinho fica localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra onde as trilhas “Trilha do Cotovelo” e “Trilha do Vertice” foram realizadas. O Cânion Fortaleza se localiza no Parque Nacional da Serra Geral, e possui as trilhas “Trilha do Mirante” e “Pedra do Segredo”. Todo o percurso das trilhas foi feito com acompanhamento de pelo menos um guia (a Trilha Malacara exigiu um guia para cada 12 pessoas).

A Trilha Malacara foi a mais diferenciada de todas por ser realizada no interior dos Cânions. Apresenta diversos obstáculos como, por exemplo, as muitas travessias de rio e caminhos de pedras. A caminhada foi entre a mata fechada e com isso foi possível observar a diversidade de fauna e flora local. Ao final da trilha foi possível desfrutar das piscinas naturais e as belas paisagens no interior dos Cânions.  As outras trilhas, a observação ocorreu pela parte superior dos Cânions.

A viagem permitiu uma vivência única, a partir da qual foi possível fazer uma conexão com os conteúdos das diversas disciplinas do currículo do curso.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.