Estudo avalia impactos ambientais no Arroio Espinho de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudo avalia impactos ambientais no Arroio Espinho de Ijuí

Recentemente formada no curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Unijuí, Mayse Rocha Liscano desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Avaliação dos impactos ambientais e qualidade da água do Arroio Espinho, localizado em Ijuí”. A pesquisa parte do interesse da jovem pela área ambiental e se fortalece na importância do estudo.

“O objetivo central desse trabalho foi avaliar o Arroio Espinho e seu entorno, já que ele percorre vários locais da cidade, tanto na área urbana quanto na área rural. O estudo sobre essa área é importante porque existem poucas publicações a respeito”, destacou Mayse, lembrando que o TCC contribui com dados sobre esse ambiente, que podem ser utilizados no gerenciamento, já que a proteção ambiental é uma preocupação muito grande nos últimos anos. “Cada vez mais, os nossos recursos naturais vêm sendo eliminados ou contaminados”, completou.

A partir da pesquisa realizada, Mayse observou que o Arroio Espinho não encontra-se adequado conforme sua classificação, pois sofre impactos da ação antrópica (ação humana sobre o meio ambiente), através do lançamento de esgoto, resíduos sólidos e industriais, além do desmatamento. “O Arroio sofre com a falta de APPs - Áreas de Preservação Permanente, que são de grande importância para proteção e filtragem de impactos externos. Então, é necessário que ocorra uma conscientização, visando a qualidade desse local”, afirmou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.