Bolsistas do PET Ciências Biológicas organizam guias para identificação de espécies - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Bolsistas do PET Ciências Biológicas organizam guias para identificação de espécies

Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Biológicas da Unijuí produziram uma série de guias ilustrados para identificação de espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), plantas medicinais, plantas tóxicas e animais peçonhentos.

A iniciativa surgiu a partir de uma demanda apresentada durante reunião da Agenda 21 para as espécies de animais peçonhentos. Estes animais, comuns na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, são pouco conhecidos e, muitas vezes, confundidos com espécies não peçonhentas pela população.

Além do guia dos animais peçonhentos, os estudantes do grupo PET organizaram um guia para identificação das PANCs, plantas que possuem altos teores de nutrientes e potencial alimentício, mas que não são exploradas como alimento. Já os guias das plantas medicinais e tóxicas foram organizados para auxiliar na identificação correta das espécies, com informações sobre as indicações e riscos de intoxicação, respectivamente.

O grupo PET Ciências Biológicas possui 12 bolsistas MEC/SESu e a tutora, Juliana Maria Fachinetto, professora do curso de Ciências Biológicas e do mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Também participaram da organização dos guias as professoras do curso de Ciências Biológicas, Francesca Werner Ferreira, Maria Cristina Pansera de Araújo e Vidica Bianchi.

Os guias estão disponíveis neste link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.