Herbário da Unijuí possui acervo com mais de 7 mil espécimes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Herbário da Unijuí possui acervo com mais de 7 mil espécimes

Em todo o planeta, existem cerca de 3 mil herbários ativos. Entre eles está o Herbário Rogério Bueno, da Unijuí, que possui mais de 7 mil espécimes vegetais catalogadas e armazenadas. O acervo é utilizado como referência a pesquisas científicas, sobretudo por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade. Os materiais também são emprestados para estudos de pesquisadores de várias instituições do Brasil.

A principal função de um herbário é abrigar amostras de espécies vegetais prensadas e secas (chamadas de exsicatas), que servem como um catálogo da biodiversidade vegetal. “Temos espécies não só locais, mas do Brasil todo e até estrangeiras, que formam uma base de estudos para comparação de morfologia, fisiologia e da própria ecologia”, destaca a estudante de Ciências Biológicas, Caroline Aygadoux.

Fundado em 1985, o Herbário Rogério Bueno inicialmente recebeu o nome de Herbário da Universidade de Ijuí e o acrônimo HUI. Em 2000, o local foi renomeado, em homenagem ao seu falecido fundador, o botânico Rogério Bueno. No ano de 2018, após adequação de suas instalações, revisão e recadastramento do acervo, o Herbário foi cadastrado no Index Herbariorum, com o acrônimo HUIRB. 

O Index Herbariorum é um índice internacional que permite a pesquisadores e cientistas acesso rápido a dados online dos cerca de 3 mil herbários existentes no mundo, que abrigam um total de 390 milhões de espécimes e possuem 12 mil funcionários associados. O Herbário Rogério Bueno integra ainda a Rede de Herbários do Rio Grande do Sul e a Rede Brasileira de Herbários. Para entrar em contato, basta enviar um e-mail para huirb@unijui.edu.br.

Por Amanda Thiel, acadêmica de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.