Estudante da Unijuí pesquisa utilização de óleos essenciais contra deterioração de grãos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante da Unijuí pesquisa utilização de óleos essenciais contra deterioração de grãos

A estudante do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, Anik Fauerharmel, pesquisou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “ Atividade antifúngica de óleos essenciais de Cymbopogon flexuosus e Cymbopogon winterianus no controle de Aspergillus flavus”. Por meio de testes in vitro, a acadêmica avaliou o  potencial antifúngico dos óleos essenciais de Capim-limão e Citronela, contra o fungo Aspergillus flavus, que causa deterioração em grãos como milho, soja e feijão.

Uma importante pesquisa para toda a comunidade, tendo em vista a elevada produção de grãos na área de atuação da Unijuí. Os resultados de Anik demonstram que os óleos essenciais pesquisados apresentam atividade inibitória contra o fungo. A partir de testes, a estudante descobriu a concentração inibitória mínima ideal do óleo essencial, que foi capaz de parar o crescimento fúngico.

“O uso desses óleos essenciais, Capim-limão e Citronela, se torna uma alternativa viável e sustentável, quando comparada ao uso de defensivos agrícolas. Em um primeiro momento, podem ser usados em conjunto com agrotóxicos e, futuramente, somente os óleos essenciais, com bons resultados e ainda contribuem para a diminuição dos impactos ambientais causados pelos químicos”, explica a acadêmica.

Em suas pesquisas, Anik utilizou a infraestrutura do Laboratório de Microbiologia da Unijuí. Em sua trajetória acadêmica, destaca como um diferencial a  participação no Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Ciências Biológicas. “Ter a oportunidade de fazer parte do PET, com certeza me possibilitou inúmeras vivências dentro da Biologia, ampliando meu conhecimento sobre diversas áreas de atuação que podemos seguir depois de formados” acrescenta a acadêmica. 

A pesquisa foi orientada pela professora Christiane de Fátima Colet e também participou como banca avaliadora em sua apresentação, a professora Juliana Fachinetto.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.