COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciências Contábeis (Bacharelado)

Professores e estudantes de Ciências Contábeis recebem treinamento sobre a Nota Fiscal Gaúcha

                 

Na noite desta quarta-feira, estudantes e professores de Ciências Contábeis da Unijuí receberam treinamento sobre a Nota Fiscal Gaúcha. A atividade foi ministrada por Cleto Vanderlei Macht Bruttes, auditor fiscal da Receita Estadual, que atua em Santo Ângelo. O propósito do treinamento é capacitar para a ação “Orientações sobre as vantagens da Nota Fiscal Gaúcha no Desenvolvimento Social e do Cidadão”, que será realizada durante a ExpoIjuí/Fenadi 2018, na próxima quarta-feira, dia 17 de outubro, a partir das 14h, na Casa da Unijuí.

O auditor da Receita Estadual Cleto Vanderlei Macht Bruttes conversou com estudantes e professores do curso sobre os objetivos e vantagens do Programa Nota Fiscal Gaúcha. “O cidadão tem benefícios como descontos, entidades sociais também são beneficiadas com recursos, além do aumento em retorno de ICMS aos municípios. O Programa também visa fortalecer o comércio já estabelecido, pois combate a ilegalidade. Um aspecto importante da Nota Fiscal Gaúcha é estimular a participação cidadã, pois conscientiza da importância de pedir a nota fiscal”, avalia.

Segundo Marcelo Didoné, professor do curso de Ciências Contábeis, a ação na ExpoIjuí vai ser realizadas por estudantes do segundo semestre do curso. “Toda a comunidade está convidada a participar do evento. Vamos dar orientações sobre a Nota Fiscal Gaúcha durante todo o dia na Casa da Unijuí”, observa.

Saiba Mais sobre a Nota Fiscal Gaúcha

Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão (um milhão de reais), as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.


Curso de Orientações sobre o Microempreendor Individual é realizado na UNIJUÍ

Atividade foi promovida pelo Curso de Ciências Contábeis por meio de uma parceria entre a Universidade e a Receita Federal do Brasil

              

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade de empresa que vem crescendo nos últimos anos, principalmente por sua formalização ser rápida e com uma reduzida carga tributária. Entendendo que esse serviço de inscrição do MEI, bem como as orientações fornecidas a esses empresários são atribuições do Contador, o Curso de Ciências Contábeis da UNIJUÍ promoveu uma capacitação de Orientações sobre o Microempreendedor Individual.

A capacitação aconteceu na manhã do último sábado, dia 09 de junho, e reuniu um grupo de estudantes de Ciências Contábeis. “Como parte dos escritórios de contabilidade não são remunerados para a realização dessa atividade, o Laboratório de Contabilidade do Curso de Ciências Contábeis da UNIJUÍ, por meio dos estudantes, poderá realizá-la, cumprindo desta forma a sua função social”, destacou a professora Stela Maris Enderli, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis.

O Curso de Orientações sobre o Microempreendedor Individual foi promovido visando fortalecer a parceria entre a Universidade e a Receita Federal do Brasil, através do Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF). A atividade teve como principal objetivo capacitar os estudantes para que possam ter uma maior inserção junto ao NAF, atendendo as mais diversas demandas desta modalidade de empresa.

Ministrado pelos professores Marcelo Luis Didoné e Roselaine Filipin, o Curso abordou esclarecimentos sobre a constituição, emissão de guias e obrigações acessórias do MEI. Cabe salientar que as atividades realizadas pelo NAF acontecem no Laboratório de Contabilidade da UNIJUÍ, na sala J7 do campus de Ijuí, e têm se intensificado devido à procura pela comunidade interna e também externa. Os alunos que receberam o treinamento poderão atender os Microempreendedores Individuais no Laboratório a partir de um agendamento prévio.


Simpósio amplia debate sobre a contabilidade e o mercado

                 

A Unijuí promove uma nova edição do Simpósio de Contabilidade do Mercosul. O evento reúne profissionais, estudantes e egressos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também de países como a Argentina. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professora Stela Enderli, o Simpósio tem por objetivo debater a atualidade e as perspectivas do conhecimento contábil, os desafios da formação e atualização de atuais e futuros profissionais da área, bem como a inserção no mercado de trabalho local, regional, nacional e internacional.

Na abertura do evento, o professor Irani Basso, coordenador do evento, e a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, destacaram os desafios e a importância de se promover eventos desse porte, que ultrapassem os limites da Universidade e provoquem o debate sobre a profissão, aproximando e promovendo a troca entre profissionais atuantes, docentes e também estudantes que se preparam para o mercado.

A primeira noite do Simpósio debateu a contribuição da contabilidade no crescimento das organizações, tema abordado pelo palestrante Mario Antonio Karczeski, contador e administrador, sócio-diretor da empresa Alyaprime Contabilidade e Assessoria, de Passo Fundo (RS). Ele falou especialmente sobre a necessidade do profissional se diferenciar no mercado. Segundo ele, o ensino da Contabilidade segue o mesmo na Universidade, as fórmulas são as mesmas, ainda assim os profissionais precisam buscar diferenciais em sua atuação.

O evento é uma promoção do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS).

Durante o evento também serão realizadas atividades do Desafio Empreendedor 2018, que objetiva estimular estudantes, professores e egressos vinculados aos cursos do DACEC, e ainda estudantes do ensino médio, para o empreendedorismo com criatividade, inovação e gestão, visando ao impacto social no desenvolvimento.

Confira a programação completa

 

08 de maio de 2018 | Terça-feira | 19h30 | Centro de Eventos da Unijuí 

Palestra: O espaço da mulher contadora no mundo da contabilidade 

Palestrante: Ana Tércia Lopes Rodrigues | Contadora, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) 

09 de maio de 2018 | Quarta-feira | 19h30 | Centro de Eventos da Unijuí 

Palestra: A vida após a formatura: medos, percepções e oportunidades 

Palestrante: Leonardo Bernardi Rohenkohl |Contador, egresso do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Analista de Planejamento Financeiro na John Deere Brasil 

Desafio Empreendedor (pré-evento) 

10 de maio de 2018 | Quinta-feira | 19h30 | Salão de Atos da Unijuí 

Palestra: Oportunidades e desafios para transformar conhecimento em negócios inovadores 

Palestrante: Fernando José Stanck | Administrador, Gestor do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) 

Debatedor: Jorge Oneide Sausen | Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec/Unijuí) nos cursos de Graduação e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento 

Case de Inovação: Plataforma Gorila: uma tecnologia para gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real 

Apresentador: Lucas Hansel | Diretor comercial da empresa Elede Mobile  

11 de maio de 2018 | Sexta-feira | 19h30 | Salão de Atos da Unijuí 

Workshop: Desafio Criatividade

Facilitadora: Marcia Regina Conceição de Almeida | Publicitária, Professora do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unijuí

Para mais informações, entre em contato com o Departamento: luciene.ferrari@unijui.edu.br ou contabeis@unijui.edu.br, telefone: 55 3332 0200, ramal: 3103, ou stelae@unijui.edu.br, telefone: 55 3332 0200, ramal: 3125.   

 


10ª edição do Simpósio de Contabilidade do Mercosul está com inscrições abertas

                

Entre os dias 07 e 11 de maio a UNIJUÍ vai realizar, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o 10º Simpósio de Contabilidade do Mercosul. O evento tem como objetivo fomentar ações de integração entre profissionais, professores, pesquisadores e estudantes da área contábil, proporcionando a discussão da atualidade, das perspectivas, do conhecimento, e das práticas contábeis no Brasil e no mundo. Também pretende debater a atualidade e as perspectivas do conhecimento contábil, os desafios da formação e a atualização de atuais e futuros profissionais da área, bem como a inserção no mercado de trabalho local, regional, nacional e internacional.

O evento é uma promoção do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS).

Durante o evento também serão realizadas atividades do Desafio Empreendedor 2018, que objetiva estimular estudantes, professores e egressos vinculados aos Cursos do DACEC, e ainda estudantes do ensino médio, para o empreendedorismo com criatividade, inovação e gestão, visando ao impacto social no desenvolvimento.

Confira a Programação 

07 de maio de 2018 | Segunda-feira | 19h30 | Centro de Eventos da Unijuí 

Palestra: A contribuição da contabilidade no crescimento das organizações 

Palestrante: Mario Antonio Karczeski | Contador e Administrador, sócio-diretor da empresa Alyaprime Contabilidade e Assessoria, de Passo Fundo (RS) 

08 de maio de 2018 | Terça-feira | 19h30 | Centro de Eventos da Unijuí 

Palestra: O espaço da mulher contadora no mundo da contabilidade 

Palestrante: Ana Tércia Lopes Rodrigues | Contadora, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) 

09 de maio de 2018 | Quarta-feira | 19h30 | Centro de Eventos da Unijuí 

Palestra: A vida após a formatura: medos, percepções e oportunidades 

Palestrante: Leonardo Bernardi Rohenkohl |Contador, egresso do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Analista de Planejamento Financeiro na John Deere Brasil 

Desafio Empreendedor (pré-evento) 

10 de maio de 2018 | Quinta-feira | 19h30 | Salão de Atos da Unijuí 

Palestra: Oportunidades e desafios para transformar conhecimento em negócios inovadores 

Palestrante: Fernando José Stanck | Administrador, Gestor do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) 

Debatedor: Jorge Oneide Sausen | Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec/Unijuí) nos cursos de Graduação e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento 

Case de Inovação: Plataforma Gorila: uma tecnologia para gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real 

Apresentador: Lucas Hansel | Diretor comercial da empresa Elede Mobile  

11 de maio de 2018 | Sexta-feira | 19h30 | Salão de Atos da Unijuí 

Workshop: Desafio Criatividade

Facilitadora: Marcia Regina Conceição de Almeida | Publicitária, Professora do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unijuí

Para mais informações, entre em contato com o Departamento: luciene.ferrari@unijui.edu.br ou contabeis@unijui.edu.br, telefone: 55 3332 0200, ramal: 3103, ou stelae@unijui.edu.br, telefone: 55 3332 0200, ramal: 3125.   


Professores, estudantes e egressos de Ciências Contábeis da Unijuí participam da XVI Convenção de Contabilidade do RS

Oficinas, palestras, workshops temáticos e a Feira de Negócios e Oportunidades deram início, na quarta-feira, 13 de setembro, ao maior evento simultâneo do calendário contábil: o XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Um grupo de professores, estudantes e egressos do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí, bem como profissionais da área que atuam em Ijuí e região, participaram do evento.

Com o lema “Compartilhando experiências, unindo competências”, o evento recebeu milhares de pessoas de todo o País em uma megaestrutura montada no Serra Park, em Gramado.

A programação ampla e diversificada contemplou palestras técnicas com temas focados na atualização dos profissionais da área e palestras com temas da atualidade como a reforma previdenciária, protagonismo feminino no ambiente corporativo, desigualdade de gênero, segurança pública, corrupção e gestão emocional.

Uma das atrações mais esperadas da Convenção foi o jornalista, escritor e apresentador de TV Marcelo Tas, que apresentou a palestra “Inovação: a Criatividade na Era Digital”, com mediação do contador Antônio Palácios, presidente do CRCRS.

O evento abriu espaço para a apresentação de trabalhos científicos. A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professora doutora Maria Margarete Baccin Brizolla e a professora mestre do Curso, Roselaine Filipin, apresentaram dois trabalhos: “Ativo Imobilizado em Empresas do Setor Industrial Listadas na BM&F Bovespa: uma Análise da Divulgação Segundo a NBC TG 27”, de autoria da egressa Cristiane Fátima da Rosa Bonfada e coautoria das professoras; e “Disclosure dos Ativos Intangíveis em Empresas Comerciais Listadas na BM&F Bovespa”, de autoria da egressa Ana Caroline Marques de Andrade e coautoria das professoras.

A Convenção teve a organização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS).


Estudantes de Ciências Contábeis visitam Tramontina e Vinícola Salton

Nos dias 16 de 17 de junho, os estudantes do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Controladoria e Gestão Empresarial e da turma de Graduação em Contabilidade e Gestão de Custos, do Curso de Ciências Contábeis da UNIJUÍ, participaram de uma viagem de estudos que teve como roteiro um dos lugares mais bonitos do nosso Estado: a Serra Gaúcha.

A viagem foi organizada pela professora Eusélia Pavéglio Vieira, com o objetivo de estabelecer uma relação dos conteúdos ministrados em sala de aula, com a realidade prática em empresas industriais.

                        

A primeira parada da viagem, na manhã do dia 16, foi o município de Carlos Barbosa, onde está localizada a fábrica da Tramontina Cutelaria. Após conhecerem brevemente a história da empresa, o grupo pode tirar dúvidas específicas de sua área com o Contador e o Diretor de Produção da Tramontina. Em seguida, foram conduzidos a uma visita pelas unidades fabris, iniciando pela fundição do alumínio, que é transformando em chapas e bobinas, passando pela unidade de laminação em espessuras diferenciadas, seguindo na unidade de estamparia, pintura, aplicação de teflon e, posteriormente, na unidade de fabricação dos produtos. Nesse percurso entre as unidades, foi possível visualizar todo processo de fabricação de alguns itens, como panelas e frigideiras. Por fim, o grupo também foi levado ao espaço onde são destinados os resíduos da empresa, conhecendo as etapas do processo de gestão ambiental de uma grande indústria. Todos os resíduos da Tramontina são devidamente separados, sendo que uma parcela vai para tratamento e outra para o descarte em aterros específicos, com todos os controles da ISSO 14.001.

À tarde, o destino foi Bento Gonçalves, onde o grupo fez uma visita técnica à Vinícola Salton. Com mais de 100 anos de tradição, a Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do País, é 100% brasileira e é uma empresa familiar, com a terceira geração à frente da empresa. Da mesma forma que na Tramontina, o grupo pode conhecer a estrutura da Vinícola e o processo de fabricação do vinho, espumantes e sucos. Além de toda construção de conhecimento, o lugar também é digno de muitos registros fotográficos, tamanha a sua beleza.

No sábado, dia 17, o destino da viagem foi conhecer as malharias de Nova Petrópolis, seguindo para a cidade de Gramado. O grupo fez uma visita ao Mundo do Chocolate da Lugano e, após, ainda sobrou um tempo para passeios pelos pontos turísticos da bela cidade.