COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciências Contábeis (Bacharelado)

Ciências Contábeis na Unijuí: formação para ciência, técnicas e práticas contábeis

 

Ofertando uma formação com visão sistêmica, capacidade analítica para resolução de problemas e capacitando os estudantes para o uso de recursos tecnológicos, a graduação em Ciências Contábeis da Unijuí forma profissionais que atuam com responsabilidade técnica e ética no mercado de trabalho.

O curso dispõe de um conjunto de disciplinas, organizadas por competências e distribuídas em oito módulos distintos. Cada módulo possui um conjunto de disciplinas que proporcionam ao estudante os conhecimentos necessários para desenvolver as práticas que o mercado demanda. Um dos principais diferenciais, desde o início de 2021, é a disciplina de Projeto Integrador, onde os estudantes se deparam com o enfrentamento de desafios reais da profissão contábil desde o início de sua formação.

Com oferta nos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa, o curso de Ciências Contábeis da Unijuí foi organizado a partir de temas geradores, desenvolvidos em conjunto com outros cursos, proporcionando uma formação interdisciplinar, aumentando as competências adquiridas ao longo da formação. “Esses módulos específicos trazem uma formação aprofundada na área contábil, tributária, controladoria, governança, auditoria e compliance, que representam um grande diferencial do curso”, explica a coordenadora do curso em Ijuí e Panambi, Stela Maris Enderli.

O coordenador do curso no campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, ressalta o benefício de uma formação interdisciplinar, voltada à construção conjunta do conhecimento. “O estudante não estará focado apenas num único assunto, mas em como esse assunto se relaciona dentro das áreas, em um ambiente macro, extremamente ligado à realidade do que acontece no mercado. Com isso ele desenvolve competências que o preparam para lidar com as possíveis adversidades que encontrará após a formação”, explica.

A formação acadêmica na área Contábil da Unijuí permite aos estudantes uma experiência junto ao Laboratório de Gestão e Negócios e aos projetos de extensão, espaços de prática da teoria ainda dentro do ambiente universitário. 

Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis da Unijuí acessando o link.

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo.


Painel debate obrigatoriedade e mudanças na Declaração do Imposto de Renda

Na noite de terça-feira, dia 23 de março, o curso de Ciências Contábeis e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unijuí realizaram um painel online sobre Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física: obrigatoriedade, mudanças e aspectos gerais. O evento, transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, foi aberto à comunidade.

A avaliação foi muito positiva do painel, tendo em vista que foram abordados aspectos gerais da declaração. Além disso, os painelistas também contribuíram com questões bem específicas, como atividade rural, auxílio emergencial e declaração online”, afirmou o professor de Ciências Contábeis, Marcelo Luís Didoné. 

Participaram do painel o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado da Delegacia da Receita Federal de Santo Ângelo, Arlei Carlos Schons; o professor universitário e empresário de serviços contábeis, André Hoffmann; e o professor universitário e empresário de serviços contábeis, Giovani André Plentz. Ao final do evento, os participantes puderam formular perguntas, que foram respondidas pelos painelistas. Além dos estudantes e professores da Universidade, participaram profissionais da área contábil e membros da comunidade externa.

A realização do evento foi possível em função da parceria existente entre Receita Federal do Brasil e o curso de Ciências Contábeis da Unijuí, através do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

Para conferir o painel na íntegra, acesse:


Painel esclarecerá dúvidas sobre Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física

O curso de Ciências Contábeis e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) realizarão na próxima terça-feira, dia 23 de março, um painel online sobre Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física: obrigatoriedade, mudanças e aspectos gerais. O evento é aberto à comunidade e será transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, às 19h30.

“Vamos abordar questões como quem deve apresentar a declaração, opção pela tributação, atividade rural, auxílio e benefício emergencial e deduções legais, além de outros aspectos gerais”, explicou o professor Marcelo Luís Didoné.

Participarão do painel o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado da Delegacia da Receita Federal de Santo Ângelo, Arlei Carlos Schons; o professor universitário e empresário de serviços contábeis, André Hoffmann; e o professor universitário e empresário de serviços contábeis, Giovani André Plentz.


Painel com o tema "Disrupção e inovação na profissão contábil” foi realizado na Unijuí

              

Para marcar o Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro, a Unijuí realizou o painel "Disrupção e inovação na profissão contábil frente a evolução digital", promovido epelo Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação - Dacec, realizado na noite desta terça-feira. O evento foi destinado a estudantes da graduação e pós-graduação, professores e comunidade em geral com interesse no tema, de forma gratuita, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.

Foram painelistas do evento:

Saulo Armos | Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Educação e Direito Societário, Mestre em Economia com ênfase em Controladoria e Doutor em Economia do Desenvolvimento. Professor Universitário e sócio da Mirar Gestão Empresarial de Porto Alegre/RS.

Fabiane Plegge Gelatti | Egressa do Curso de Ciências Contábeis e da Pós-graduação em Controladoria e Gestão Empresarial da Unijuí. Sócia e Diretora de Contabilidade na Plegge Organizações Contábeis de Panambi/RS. 

Mediadora: Professor Doutora Euselia Paveglio Vieira | Professora do DACEC/Unijuí, Doutora em Administração.

Confira na íntegra como foi o evento:

             

 


Professora da Unijuí é premiada na XVII Convenção de Contabilidade do RS

 

A XVII Convenção de Contabilidade do RS, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRCRS) e pela Associação de Ciências Contábeis do Estado (ACCRGS), ocorreu entre os dias 14 e 16 de agosto, em Bento Gonçalves, com a participação e premiação da professora e mestra em Ciências Contábeis Roselaine Filipin, da Unijuí.

O artigo “A contabilidade e ações empreendedoras em escolas de ensino fundamental e médio”, inscrito na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade, concorreu com 40 trabalhos e foi premiado como o melhor artigo da categoria. A professora Roselaine explicou que a escolha da abordagem foi em função de sua participação no projeto de extensão da Unijuí Rádio Tecnologias e Empreendedorismo na Escola. Neste projeto, a professora realiza oficinas com foco no empreendedorismo e situações práticas, utilizando o programa Excel para desenvolver planilhas sobre custos dos produtos, controle de estoque e fluxo de caixa. A aplicabilidade destes conceitos se deu em duas oportunidades com os estudantes do Colégio Estadual José Lange, de Augusto Pestana: em 2018, foi realizado o Brechó do Nôno, feira de roupas, calçados, brinquedos e bijuterias usadas, que envolveu a comunidade desde a organização até a venda dos produtos. Em 2019, foi organizada a venda de lanches, com o objetivo de arrecadar fundos para a formatura dos estudantes.

Segundo a professora Roselaine, é fundamental que haja a divulgação das ações que são realizadas pela universidade por meio de apresentações e publicações, de maneira a evidenciar a sua importância e o seu papel na sociedade. Ela ainda destaca que ensinar sobre contabilidade nas escolas é uma maneira de conscientizar os educandos quanto a importância da organização financeira. “A contabilidade pode contribuir de forma positiva junto aos alunos de maneira a trabalhar ferramentas que possibilitem o desenvolvimento empreendedor, por meio do conhecimento de ferramentas financeiras que viabilizem as ideias, trabalhando as questões de planejamento financeiro e finanças pessoais”, salienta a professora.

Por: Juliana Andretta

Acadêmica de Jornalismo


Professores e estudantes da Unijuí participam do maior evento gaúcho da classe contábil

                

Considerando que o mundo está cada vez mais tecnológico, a décima sétima edição da Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, se propôs a debater temas que provoquem reflexão sobre a “Disrupção Contábil: técnica, digital, cultural”. O evento, considerado o maior da classe contábil gaúcha, aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto de 2019, na Fundaparque, em Bento Gonçalves.

Representando a Unijuí, um grupo de 65 pessoas, entre professores, estudantes e egressos do curso de Ciências Contábeis, participou do evento. A professora Stela Maris Enderli, coordenadora do Curso, destacou que a Convenção de Contabilidade ocorre a cada dois anos, e que Unijuí sempre se faz presente por meio de professores e profissionais. “A novidade deste ano, é que o Curso conseguiu também mobilizar um grupo grande de estudantes para o evento. Organizamos dois ônibus e um foi só de estudantes”, comemorou.

A programação da XVII Convenção de Contabilidade do RS contou com palestras e painéis que abordaram temas como as novas tecnologias, empreendedorismo e inovação e marketing, mas também temas mais específicos e conhecidos na área da contabilidade, como SPED e eSocial, gestão pública e reforma tributária.

A programação do evento também contou com a apresentação de trabalhos científicos. No dia 16 de agosto, a professora Roselaine Filipin, apresentou o trabalho “A contabilidade e ações empreendedoras em escolas do ensino fundamental e médio”, resultado das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão “Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola”, da Unijuí. O trabalho foi o premiado em sua categoria, “Contabilidade para Usuários Externos – Educação e Pesquisa em Contabilidade.”

Outro destaque da programação foi a final da 1ª Copa RS de Contabilidade, destinada aos estudantes de Ciências Contábeis que participaram da Convenção. O Curso de Ciências Contábeis da Unijuí foi representado nessa final pelos estudantes Eduardo Tietz, Liliane de Miranda Taborda e Mariana Schimanowski Wizbicki, orientados pelas professoras Maria Margarete Baccin Brizolla e Roselaine Filipin.