Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciências Contábeis (Bacharelado)

Estudante de Ciências Contábeis vivenciou intercâmbio em Portugal

Acadêmica de Ciências Contábeis da Unijuí, Fernanda Lohmann teve uma grande experiência no primeiro semestre deste ano, com a realização de um intercâmbio no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal.

"O intercâmbio foi uma aventura e me fez sair da zona de conforto, exigindo várias mudanças, adaptações e coragem”, destacou a estudante, que já retornou ao Brasil - e a Ijuí - para dar sequência à graduação. 

Segundo a estudante, a experiência lhe possibilitou várias descobertas, aprendizados, amizades e experiências únicas. "Portugal é um país lindo, seguro e ótimo para viver. Leiria foi minha casa nesses meses e, com certeza, sempre vou ter um carinho enorme e lembrar com muita saudade desse lugar”, destacou, fazendo um agradecimento à Universidade e ao IPL. 

“Agradeço à Unijuí e ao IPL pela oportunidade, a qual me proporcionou vários momentos inesquecíveis, e também à minha família por ter me apoiado e auxiliado na realização deste sonho”, finalizou.


Egressas de Ciências Contábeis da Unijuí recebem prêmio em Brasília

As egressas do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Danielle Fontella Lago e Etiane Acosta Alves, receberam na última quinta-feira, 21 de setembro, em Brasília, o Prêmio da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

A premiação tem como objetivo promover o reconhecimento do trabalho contábil realizado pelos municípios, através do aperfeiçoamento da transparência, qualidade da informação e dos dados apresentados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O município de Bozano, sob a coordenação da contadora Danielle Fontella Lago, conquistou o 1º lugar na categoria das cidades com até 100 mil habitantes, sendo o único a atingir 100% em todas as quatro modalidades de análise do ranking.

A contadora do município de Bozano, Danielle Fontella Lago, acompanhada do Prefeito Renato Luis Casagrande e do responsável pelo controle interno do Executivo Municipal, Tarcio Thomas, recebeu o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. “Foi com grande alegria que recebi a notícia da nossa colocação no Ranking Nacional, um grande orgulho estar no topo desse ranking que tem por objetivo avaliar a qualidade da informação e consistência dos demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe”, disse. 

Danielle enfatizou a importância do reconhecimento a nível nacional. “Esse reconhecimento nacional é de grande importância para a minha carreira, pois valoriza não só a mim, mas toda a classe contábil, que desempenha um papel de extrema relevância em todas as instituições. Ir até a capital do país e receber essa premiação é algo que se quer eu poderia imaginar que seria tão gratificante, estar no meio de tantos profissionais qualificados e representantes de diversas  entidades, com certeza é algo que jamais vou esquecer”, comemorou.

Para a contadora, o ensino de qualidade da Unijuí colaborou para alcançar essa conquista profissional. “Com certeza, uma formação de qualidade, como a da Unijuí, faz toda a diferença na construção de uma carreira profissional bem-sucedida, foi a base para o que vivenciamos ao longo de nossa jornada profissional”, pontuou. 

O município de Coronel conquistou o 2º lugar na categoria das cidades com até 100 mil habitantes no Brasil. A contadora Etiane Acosta Alves, acompanhada do prefeito Edison Osvaldo Arnt, participou da solenidade de premiação no Ministério da Fazenda, em Brasília.

Etiane recebeu a notícia com surpresa e destacou a importância de sua graduação para alcançar o mérito. “Recebi a notícia do prêmio com surpresa, não estava esperando. Este é um reconhecimento para minha carreira, são quase nove anos de trabalho na Prefeitura de Coronel Barros, que, apesar das dificuldades, é de extrema relevância para a sociedade como um todo. Ir até Brasília foi muito gratificante, a recompensa pelo trabalho árduo que muitas vezes não tem a devida visibilidade”. Etiane complementou. “Minha graduação na Unijuí é o alicerce da minha vida profissional. A partir dela, consegui chegar onde estou hoje”, finalizou.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, destacou a relevância que a premiação tem para a área contábil, especialmente para o curso de Ciências Contábeis da Unijuí. “A conquista do Prêmio da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é muito importante para o curso de Ciências Contábeis da Unijuí, tendo em vista que evidencia a qualidade das duas profissionais da área contábil que tiveram a sua formação aqui no nosso curso. Além disso, também demonstra que o curso tem a preocupação em preparar os nossos futuros profissionais para atuarem nas diversas áreas, seja na iniciativa privada como também na área pública”, destacou.

Para concluir, Marcelo enfatizou o destaque profissional que os egressos do curso estão recebendo. “Cabe destacar o fato de que vários dos nossos egressos têm ocupado espaços na área pública, sobretudo, como contadores dos municípios de toda a nossa região”, finalizou.


Seja contador por um dia: curso de Ciências Contábeis da Unijuí recebe alunos do Ensino Médio

Você sabe quais as possibilidades de atuação de um contador? Para explicar esse assunto, o curso de Ciências Contábeis da Unijuí lançou nesta segunda-feira, 18 de setembro, o “Seja contador por um dia”, atividade que tem como objetivo desmistificar a profissão. A primeira edição reuniu alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Ijuí, no Laboratório de Gestão e Negócio, da Universidade.

Na ação foram trabalhadas as atividades que desempenham os profissionais de contabilidade e a partir disso, os estudantes aprenderam sobre as modalidades de empresas, regimes tributários, classificação econômica, empreendedorismo e educação financeira. Finalizando o encontro, foi feito um quiz com os grupos, onde eles puderam colocar em prática seus conhecimentos. 

“Aquela ideia de um contador fechado dentro de uma sala não existe mais. Estamos em uma nova era com a tecnologia a nosso favor, onde estamos envolvidos com processos de gestão, e investimentos, por exemplo. Tudo isso envolve a profissão”, frisou a professora do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Roselaine Filipin, que ministrou a atividade.

O aluno Samuel Gomes participou do “Seja um contador por um dia”. Para ele, o encontro foi esclarecedor. “Achei muito legal essa atividade porque aprendemos sobre coisas que iremos ocupar no futuro. Um dia, todos receberemos uma folha de pagamento, por exemplo, e é interessante termos conhecimento sobre os descontos e cada item. Também conseguimos ter uma ideia sobre como abrir uma empresa, gerenciar melhor ela. Isso é muito importante e nos prepara para a vida”, disse. 

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, explica que a atividade conta com uma perspectiva de gamificação,  por meio de uma plataforma de aprendizado baseada em jogos e planilhas, tornando mais atrativo o aprendizado. “Organizamos algo para os estudantes pudessem conhecer, de fato, o que desempenha o contador, quebrando o tabu de que a contabilidade é apenas matemática. Elas não são as mesmas coisas, pois utilizamos os números para gerar informações para as tomadas de decisões. Além disso, mostramos para eles a importância que esse profissional tem para a gestão das organizações e que na área da contabilidade há diversas possibilidades”, pontuou.  

Interessados em participar do “Seja contador por um dia” podem entrar em contato com o Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí pelo e-mail estude@unijui.edu.br, pelo telefone (55) 3332-0553 ou WhatsApp (55) 99180-6755. 


Seminário de Gestão e Desenvolvimento reúne profissionais e estudantes da área contábil

Com o apoio do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul promoveu nesta terça-feira, 8 de agosto, o Seminário de Gestão e Desenvolvimento, no Centro de Eventos da Universidade. A Ação teve como objetivo discutir atualizações da área contábil importantes para o exercício da profissão, reunindo estudantes e profissionais de toda a região.

O vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, participou do evento e avaliou o encontro. "A contabilidade é uma área que está em alta, sendo responsável pela gestão e desenvolvimento das organizações. Por isso, encontros como esse, com trocas de ideias, é bastante importante e faz com que pensemos diferente, com base naquilo que vocês enfrentam no dia a dia".

Após a solenidade de abertura, foi realizado o painel “Conectados no desenvolvimento da sociedade”, com os painelistas o vice-prefeito de Ijuí, Marcos Barriquello; secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, Jeferson Dalla Rosa; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Marcio Schuch Silveira, com a mediação da delegada representante do CRC Ijuí, Luciane Cerezer.

Na sequência foram realizadas as palestras “Como o profissional da área contábil poderá ser útil na tomada de decisões no dia a dia dos negócios?” com o palestrante Marcelo Silva, coordenador da Comissão de Estudos em Controladoria do CRC-RS; “Gestão Humanizada e Desempenho: novas perspectivas para a gestão organizacional”, com o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, professor Daniel Baggio;  e finalizando o seminário, a palestra “Fiscalização do Agronegócio e livro caixa digital do produto rural” com o auditor fiscal da Receita Federal, Cristiano Castilho Anschau.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professor Marcelo Didoné, falou sobre a parceria entre a Universidade e o CRC. “A cada dois anos promovemos de forma conjunta este seminário envolvendo profissionais das áreas de gestão e contabilidade e, sobretudo, nossos estudantes nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), proporcionando uma troca de experiências”.


Unijuí sedia Seminário de Gestão e Desenvolvimento

A Unijuí vai sediar o Seminário de Gestão e Desenvolvimento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade. O evento conta com o apoio do curso de Ciências Contábeis da Unijuí e será realizado no dia 8 de agosto, a partir das 13h30, no Centro de Eventos da Universidade. 

Após a solenidade de abertura, será realizado o painel “Conectados no desenvolvimento da sociedade”, com os painelistas prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin; secretário de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, Luiz Schirmann Filho; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Marcio Schuch Silveira, com a mediação da delegada representante do CRC Ijuí, Luciane Cerezer.

Às 16h ocorre a palestra “Como o profissional da área contábil poderá ser útil na tomada de decisões no dia a dia dos negócios?” com o palestrante Marcelo Silva, coordenador da Comissão de Estudos em Controladoria do CRC-RS, com mediação do empresário contábil André Hoffmann.

Na sequência, o público acompanhará a palestra “Gestão Humanizada e Desempenho: novas perspectivas para a gestão organizacional”, com o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, professor Daniel Baggio com a mediação da empresária contábil Roselaine Filipin. E finalizando o seminário, ocorre a palestra “Fiscalização do Agronegócio e livro caixa digital do produto rural” com o auditor fiscal da Receita Federal, Cristiano Castilho Anschau com a moderação do coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professor Marcelo Didoné.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita no site www.crcrs.org.br. Os participantes podem realizar a doação de um quilo de alimento não perecível.


Laboratório presta serviços contábeis à comunidade

Localizado no campus Ijuí, o Laboratório de Contabilidade e Serviços da Unijuí é um ambiente propício para que estudantes do curso de Ciências Contábeis desenvolvam as competências obtidas em sala de aula. Neste espaço, os acadêmicos da modalidade presencial e também do Ensino a Distância desenvolvem atividades sob a supervisão de uma profissional.

Dentre as atividades desenvolvidas no Laboratório estão: escrituração do movimento contábil, emissão dos demonstrativos contábeis, prestação de contas, admissão e desligamento de colaboradores, cálculos que envolvem a folha de pagamento, envio dos eventos do e-Social. Além disso, os estudantes também realizam o envio das obrigações acessórias fiscais como a Escrituração Contábil Digital (ECD), a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), entre outras obrigações. 

O Laboratório conta também com um convênio com a Receita Federal do Brasil (RFB) chamado de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O NAF é um projeto desenvolvido em parceria com Instituições de Ensino Superior e seu objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo .

Atualmente, o Laboratório auxilia 23 entidades sem fins lucrativos como associações, diretórios acadêmicos e círculos de pais e mestres. Da mesma forma, atualmente são atendidos 19 microempreendedores individuais que necessitam de assistência para suas obrigações fiscais.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí.