Aberta a programação do VIII Simpósio de Contabilidade do Mercosul - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Aberta a programação do VIII Simpósio de Contabilidade do Mercosul

 

O VIII Simpósio de Contabilidade do Mercosul foi oficialmente aberto na noite de segunda-feira, 12, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí.

O evento, promovido pelo Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec/UNIJUÍ), Curso de Ciências Contábeis e Conselho Regional de Contabilidade - Delegacia Regional de Ijuí, tem como objetivo debater a atualidade e as perspectivas do conhecimento contábil, dos desafios da formação e atualização de atuais e futuros profissionais da área, bem como a inserção no mercado de trabalho local, regional, nacional e internacional.

A abertura do simpósio contou com um momento cultural, a cargo do músico Vinícius Ribas, e uma apresentação de chula, com o acadêmico Leonardo Brizola. Na sequência, se pronunciaram o contador André Hoffmann, representando a Delegacia do CRC de Ijuí, e o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, que destacaram a importância do evento, já em sua oitava edição. A professora Eusélia Vieira foi a mediadora da palestra “A Consolidação da Contabilidade no Mundo dos Negócios”, tema abordado pelo contador, consultor empresarial e professor universitário Dr. José Rocha Saldanha, docente da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Conforme destacou o palestrante, a Contabilidade tomou uma dimensão muito maior nos dias atuais em comparação ao passado. “Hoje o contador é muito solicitado, não apenas para a área fiscal, como era no passado, mas como um profissional estratégico para a gestão”, observou Saldanha, acrescentando que este novo perfil de mercado exige um profissional preparado, que conheça muito bem a área e que possa dar retorno às demandas conforme a grande velocidade presente hoje no mundo dos negócios. “Hoje trabalhamos com a informação em tempo real. Acessamos o mundo num click, o mercado é dinâmico e a Contabilidade deve acompanhar isso”. A partir de 81 metáforas apresentadas durante a palestra, Saldanha destacou ainda que o atual cenário é marcado pela forte exigência de qualificação. “Existe muita expectativa em relação ao profissional desta área, o mercado necessita de profissionais, mas infelizmente falta mão de obra especializada”.

A programação do Simpósio se estende até a próxima sexta-feira, 16 de maio.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.