Estudantes de Ciências Contábeis visitam Tramontina e Vinícola Salton - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Ciências Contábeis visitam Tramontina e Vinícola Salton

Nos dias 16 de 17 de junho, os estudantes do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Controladoria e Gestão Empresarial e da turma de Graduação em Contabilidade e Gestão de Custos, do Curso de Ciências Contábeis da UNIJUÍ, participaram de uma viagem de estudos que teve como roteiro um dos lugares mais bonitos do nosso Estado: a Serra Gaúcha.

A viagem foi organizada pela professora Eusélia Pavéglio Vieira, com o objetivo de estabelecer uma relação dos conteúdos ministrados em sala de aula, com a realidade prática em empresas industriais.

                        

A primeira parada da viagem, na manhã do dia 16, foi o município de Carlos Barbosa, onde está localizada a fábrica da Tramontina Cutelaria. Após conhecerem brevemente a história da empresa, o grupo pode tirar dúvidas específicas de sua área com o Contador e o Diretor de Produção da Tramontina. Em seguida, foram conduzidos a uma visita pelas unidades fabris, iniciando pela fundição do alumínio, que é transformando em chapas e bobinas, passando pela unidade de laminação em espessuras diferenciadas, seguindo na unidade de estamparia, pintura, aplicação de teflon e, posteriormente, na unidade de fabricação dos produtos. Nesse percurso entre as unidades, foi possível visualizar todo processo de fabricação de alguns itens, como panelas e frigideiras. Por fim, o grupo também foi levado ao espaço onde são destinados os resíduos da empresa, conhecendo as etapas do processo de gestão ambiental de uma grande indústria. Todos os resíduos da Tramontina são devidamente separados, sendo que uma parcela vai para tratamento e outra para o descarte em aterros específicos, com todos os controles da ISSO 14.001.

À tarde, o destino foi Bento Gonçalves, onde o grupo fez uma visita técnica à Vinícola Salton. Com mais de 100 anos de tradição, a Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do País, é 100% brasileira e é uma empresa familiar, com a terceira geração à frente da empresa. Da mesma forma que na Tramontina, o grupo pode conhecer a estrutura da Vinícola e o processo de fabricação do vinho, espumantes e sucos. Além de toda construção de conhecimento, o lugar também é digno de muitos registros fotográficos, tamanha a sua beleza.

No sábado, dia 17, o destino da viagem foi conhecer as malharias de Nova Petrópolis, seguindo para a cidade de Gramado. O grupo fez uma visita ao Mundo do Chocolate da Lugano e, após, ainda sobrou um tempo para passeios pelos pontos turísticos da bela cidade.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.