Laboratório de Contabilidade realiza orientações para Microempreendedores Individuais - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Laboratório de Contabilidade realiza orientações para Microempreendedores Individuais

                

Desde o ano de 2011, a Unijuí, por meio do Laboratório de Contabilidade, firmou convênio com a Receita Federal do Brasil. Este convênio teve como objetivo implantar o NAF (Núcleo de Assessoramento Fiscal), que tem a proposta de assessorar contribuintes de baixa renda no preenchimento da declaração do imposto de renda da pessoa física, assessorar entidades sem fins lucrativos e também constituir e orientar os Microempreendedores Individuais.

Nesse ano os estudantes do curso de Ciências Contábeis tiveram uma capacitação com os professores do curso com o objetivo de prepará-los para o atendimento aos Microempreendedores Individuais. O atendimento se caracteriza em constituir essa modalidade de empresa, orientar sobre a emissão de guias de pagamento, parcelamento de débitos, bem como preencher a declaração anual do MEI.

O atendimento a esses empresários acontece de segunda a sexta-feira, no turno da tarde. E nas e segundas, terças e quinta-feira, no turno da noite, na sala J7, no Campus Ijuí. Os trabalhos são desenvolvidos pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis sob a supervisão do Contador do Laboratório.

Grande parte das demandas em relação aos Microempreendedores Individuais são encaminhados pela própria Receita Federal de Ijuí. “Para o estudante é importante contar com essa experiência, pois essas atividades acabam qualificando o aluno para futuramente ingressar no mercado”, observa o analista do Laboratório e professor do curso, Marcelo Didoné.

                 

Experiência para além da Sala de Aula

Além de ser um ser um serviço aos empresários de Ijuí e região, as atividades de orientação também complementam a formação dos estudantes de Ciências Contábeis. “Temos a vantagem de aprender como funciona a aplicação prática da contabilidade no dia a dia, como ela funciona dentro de uma entidade. Por ser uma entidade real, gera ao estudante grandes responsabilidades no que estará fazendo, para que saia da forma mais correta possível, claro que temos orientação também. E, como as atividades voluntárias geram um atestado no final do semestre, é uma ótima ferramenta para ingressar o estudante na carreira profissional ou no primeiro emprego já tendo experiência comprovada na área contábil, que hoje é o que as empresas mais exigem para quem está iniciando”, observa Eduardo Tietz, estudante de Ciências Contábeis, que já realizou atividades de orientação do MEI no Laboratório.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.