PET- Biologia revitaliza a espiral de ervas dos jardins temáticos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

PET- Biologia revitaliza a espiral de ervas dos jardins temáticos

O Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET – Biologia) desenvolve diversos projetos de extensão na Universidade. Um desses projetos de extensão PET- Biologia refere-se aos jardins temáticos.  Esses são compostos pela espiral de ervas e pela Rosa dos Ventos, que estão localizadas atrás do Biotério do Departamento de Ciências da Vida, logo abaixo da casa de vegetação.

Os bolsistas PET - Biologia envolveram-se na revitalização da espiral de ervas. Esse trabalho teve início com o preparo adequado do solo (descompactação, calagem, adubação e acréscimo de matreira orgânica). A matéria orgânica foi proveniente do minhocário da Unijuí e do material triturado a partir da poda de vegetais do Campus. Para esta etapa o grupo teve a colaboração do setor de jardinagem da Unijuí.

A espiral de ervas faz alusão as tradicionais “mandalas”, possui um significado não apenas estético e de simbolismo harmônico, mas as próprias ervas ali cultivadas possuem propriedades terapêuticas, medicinais, nutricionais e cosméticas. Pretendem chamar a atenção para a disseminação de seu uso, bem como, a correta identificação das plantas, a compreensão de suas propriedades, além de promover um intercâmbio entre a universidade e a comunidade por meio do cuidado e trocas de informações adequadas.

O jardim Rosa dos Ventos também será reorganizado. O local em que está instalado passa por adequações quanto a drenagem, trabalho que conta com a colaboração do setor de patrimônio e do professor Diorges Carlos Lopes, Tutor do PET- Engenharia Civil. Assim que chegar a época adequada para transplante de mudas, a paisagista da universidade, Graciela Sonego Preto, e o Professor João Pedro A. Gesing orientarão este trabalho.  

O jardim Rosa dos Ventos está orientado de acordo com os pontos cardeais e colaterais, e em seus “braços” serão plantadas mudas de espécies oriundas da respectiva região do globo. A iniciativa, além de estética, busca chamar a criação de um espaço agradável para usufruto, e promover o interesse e intercâmbio de conhecimento com a população que frequenta o Campus, além da conscientização para os usos de várias espécies tidas como “daninhas”, porém dotadas de propriedades medicinais, alimentícias e paisagísticas. A atuação da comunidade ao levar mudas para o plantio e eventual colheita dos frutos e vegetais obtidos é encorajada.

Todos os bolsistas PET - Biologia participam deste projeto, seja no manejo do solo ou nas regas das mudas.  Porém as estudantes Leriane Flores Galvão, Caroline Aygadoux Martins e Linda Héllyn Marques empenharam-se efetivamente no plantio das mudas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.