Professora da Unijuí é premiada na XVII Convenção de Contabilidade do RS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professora da Unijuí é premiada na XVII Convenção de Contabilidade do RS

 

A XVII Convenção de Contabilidade do RS, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRCRS) e pela Associação de Ciências Contábeis do Estado (ACCRGS), ocorreu entre os dias 14 e 16 de agosto, em Bento Gonçalves, com a participação e premiação da professora e mestra em Ciências Contábeis Roselaine Filipin, da Unijuí.

O artigo “A contabilidade e ações empreendedoras em escolas de ensino fundamental e médio”, inscrito na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade, concorreu com 40 trabalhos e foi premiado como o melhor artigo da categoria. A professora Roselaine explicou que a escolha da abordagem foi em função de sua participação no projeto de extensão da Unijuí Rádio Tecnologias e Empreendedorismo na Escola. Neste projeto, a professora realiza oficinas com foco no empreendedorismo e situações práticas, utilizando o programa Excel para desenvolver planilhas sobre custos dos produtos, controle de estoque e fluxo de caixa. A aplicabilidade destes conceitos se deu em duas oportunidades com os estudantes do Colégio Estadual José Lange, de Augusto Pestana: em 2018, foi realizado o Brechó do Nôno, feira de roupas, calçados, brinquedos e bijuterias usadas, que envolveu a comunidade desde a organização até a venda dos produtos. Em 2019, foi organizada a venda de lanches, com o objetivo de arrecadar fundos para a formatura dos estudantes.

Segundo a professora Roselaine, é fundamental que haja a divulgação das ações que são realizadas pela universidade por meio de apresentações e publicações, de maneira a evidenciar a sua importância e o seu papel na sociedade. Ela ainda destaca que ensinar sobre contabilidade nas escolas é uma maneira de conscientizar os educandos quanto a importância da organização financeira. “A contabilidade pode contribuir de forma positiva junto aos alunos de maneira a trabalhar ferramentas que possibilitem o desenvolvimento empreendedor, por meio do conhecimento de ferramentas financeiras que viabilizem as ideias, trabalhando as questões de planejamento financeiro e finanças pessoais”, salienta a professora.

Por: Juliana Andretta

Acadêmica de Jornalismo


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.