Egresso da Unijuí desenvolve vacinômetro em parceria com sócio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Egresso da Unijuí desenvolve vacinômetro em parceria com sócio

Desde a última semana, o Município de Ijuí conta com um dashboard para acompanhamento da vacinação contra a covid-19. O painel, que concentra uma série de informações relacionadas ao processo de imunização, foi desenvolvido pelo egresso do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Natan Laureano, e pelo seu sócio na empresa DNA Analytics, Alex Raugust. Disponível à comunidade por meio do endereço ijui.rs.gov.br/pagina/32/vacinometro/, o trabalho foi realizado de forma voluntária. 

“Percebemos que a população gostaria muito de saber como está o andamento da vacinação, de uma forma que fosse fácil. Foi então que eu e meu sócio pensamos em desenvolver algo de forma totalmente voluntária, com o intuito de informar a comunidade. Criamos um dashboard, que nada mais é do que um painel com as informações mais importantes de um negócio e que ajuda a alcançar os objetivos estabelecidos - neste caso, a imunização da população local”, explicou Natan.

O vacinômetro conta com informações sobre a porcentagem da população vacinada com a primeira e segunda doses, ou dose única; e também possibilita verificar os dias com mais doses aplicadas. Permite, ainda, acompanhar a vacinação por faixas etárias; por grupos da população - como gestantes e trabalhadores da saúde; e qual o número de doses recebidas e doses aplicadas. A fonte de dados é a Secretaria Estadual de Saúde, portanto, no momento em que os dados são atualizados pela pasta, o vacinômetro automaticamente é atualizado.

“O dashboard possui duas versões: mobile e desktop. Já estamos organizando para disponibilizar o QrCode nos postos de saúde e nas paradas de ônibus”, completa o empresário.

Natan concluiu o curso de Ciências Contábeis no final de 2020. A ideia de criar a DNA Analytics surgiu a partir da elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde trabalhou um projeto-piloto de  Business Intelligence (BI) voltado para a área de produção de sementes agrícolas industriais. “Após o encerramento da graduação, amadureci a ideia, juntamente com meu sócio, de criarmos uma empresa voltada para essa área, pois com o mercado cada vez mais competitivo, havia necessidade de os gestores terem acesso a informações instantâneas sobre seus negócios. Com esse propósito, a empresa iniciou suas atividades, objetivando entregar a melhor solução para a organização, contribuindo em todas as fases: iniciando com o desenho dos processos, assegurando a confiabilidade e segurança dos dados e, assim, integrando todas as áreas da empresa, culminando na construção do Business Intelligence (BI), que proporciona informações relevantes, ágeis, seguras, transparentes e confiáveis. Criamos, assim, uma cultura data driven, com tomadas de decisões baseadas em dados”, explicou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.