Palestra marca evento alusivo ao Dia do Contador na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Palestra marca evento alusivo ao Dia do Contador na Unijuí

Em alusão ao Dia do Contador, comemorado nesta quarta-feira, dia 22, o curso de Ciências Contábeis da Unijuí, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul - CRCRS, promoveu uma palestra com a temática: “A profissão contábil no atual contexto”. O evento teve início às 19h15 e, para dialogar com os estudantes, foram convidados Ely Eduardo Lemos de Azevedo, auditor fiscal da Receita Federal e chefe da Divisão de Fiscalização no Rio Grande do Sul, e Daiana de Souza, integrante da Comissão  de Contabilidade e Controladoria, mestra em Gestão e Negócios pela Unisinos (Porto Alegre) e pela Université de Poitiers (França).

O coordenador do curso de Ciências Contábeis no campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, relembrou a autorização do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais. Também agradeceu a todos os estudantes e egressos, que depositam sua confiança e sonhos na formação superior oferecida pela Unijuí. “A Contabilidade está ligada ao sucesso e é indispensável para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte”, complementou.

Já a professora Fernanda Pasqualini, coordenadora do curso nos campi Ijuí e Panambi, falou sobre a importância de contar com experiências profissionais tão valiosas, em momentos pensados para discutir a profissão na atualidade. “Queremos fazer brilhar os olhos dos nossos alunos, para que eles possam pensar, desenvolver e criar suas trajetórias profissionais ainda na graduação”, destacou.

A vice-reitora de graduação, professora Fabiana Fachinetto, instigou a pensar sobre o papel do contador perante o desenvolvimento da sociedade. “O contador também deve trabalhar para que a arrecadação pública aconteça da melhor forma e para que as empresas também cumpram com o seu papel de recolhimento fiscal. Que a gente consiga, sendo pela iniciativa privada ou pública, promover o desenvolvimento do país, que tanto precisa e depende dos tributos”, afirmou.

Ely Eduardo Lemos de Azevedo, relatou aos participantes a importância que o contador tem no dia a dia de qualquer pessoa. “A contabilidade move a economia no mundo, seja por meio da Bolsa de Valores, do comércio internacional ou da negociação entre pessoas físicas. Toda e qualquer operação econômica tem um contador muito próxima dela”, afirmou o auditor. 

Daiana de Souza, ressaltou a importância do contador nas leituras de cenários a partir da visão sistêmica desenvolvida por esses profissionais. “De alguma forma, o ensio que nos é apresentado, nos propicia esse desenvolvimento, ou seja, quando fazemos uma leitura, nunca fazemos sob um único horizonte. A gente avalia sob uma questão societária, fiscal, financeira, de negócios ou gerencial. Isso demonstra que faz muito sentido o título do nosso bate-papo porque tem total conexão com o nosso mundo, do profissional de contabilidade”, afirma.

A mediação do debate foi realizada pelas professoras da Unijuí, Euselia Paveglio Vieira e Roselaine Filipin.

Para saber mais sobre o ponto de vista de cada de cada debatedor, acesse a transmissão na íntegra pelo canal do YouTube do curso de Ciências Contábeis: https://www.youtube.com/watch?v=ckSO_WIcgjY



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.