TCC de Ciências Contábeis apresenta passo a passo para escriturações - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC de Ciências Contábeis apresenta passo a passo para escriturações

Com o intuito de abordar a importância do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a recém-graduada no curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Naiara Moura, elaborou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a “Importância da escrituração fiscal digital: um estudo com enfoque na emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e o impacto na geração do SPED EFD IPI/ICMS”. 

Em sua pesquisa, Naiara elaborou um procedimento que exemplifica passo a passo todos os processos de envio de Notas Fiscais Eletrônicas. “Também registrei algumas possíveis rejeições e suas causas, bem como a importação e validação do arquivo SPED no PVA, que é o programa disponibilizado pela Receita Federal para validação e envio do arquivo SPED gerado. Ainda busquei descrever as eventuais recusas do sistema”, explica.

O TCC foi desenvolvido baseado principalmente nos projetos da Nota Fiscal Eletrônica e Escrituração Fiscal Digital (EFD IPI/ICMS) do SPED. Analisando os processos de emissão, cancelamento e inutilização de notas, e posteriormente a escrituração desses documentos fiscais no SPED ICMS/IPI, Naiara encontrou esse caminho, que visa facilitar a compreensão do serviço por parte dos demais contabilistas. 

O tema foi escolhido porque Naiara considera extremamente importante a abordagem e conhecimento referente ao SPED na formação dos acadêmicos da área. “O TCC enfatiza a importância de conhecer o SPED, sistema esse que atualmente faz parte da rotina de contadores, empresas e demais profissionais das áreas fiscais”, comenta.

Existe uma grande demanda no mercado de trabalho para atuação nas áreas fiscais de forma qualificada, para realizar a entrega do SPED e a interpretação das legislações em torno dessa obrigação. “Considerando a grande procura de qualificação técnica no mercado, esse conhecimento deve ser inserido na formação acadêmica dos profissionais, visto que ainda não está”, complementa.

Finalizada a graduação, Naiara afirma que “foram cinco anos de muito esforço, correria e aprendizado, então com toda certeza o sentimento após concluir essa etapa é de satisfação”. “Atualmente sou programadora e trabalho de forma específica no desenvolvimento dos módulos contábil e fiscal do sistema”, conta.

A recém-graduada afirma que possui objetivo profissional de se especializar no SPED e seus subprojetos. “Entendo que, cada vez mais, as tecnologias estarão inseridas na contabilidade como mecanismos de controle, geração de informações e confronto de dados”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.