Estudantes participam de workshop sobre Jornalismo Digital - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes participam de workshop sobre Jornalismo Digital

                  

Na quarta-feira, 20 de março, os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participaram do workshop Jornalismo digital: tendências e desafios na era da desinformaçãoO evento realizado no Centro de Eventos da Unijuí, contou com o jornalista e editor assistente da Editoria Rural do Correio do Povo Danton José Boatini Júnior e a professora de Jornalismo Marizandra Rutilli que fez a mediação da conversa.

O advento das novas tecnologias, em especial as redes sociais digitais e os dispositivos móveis, provocaram uma reconfiguração no fazer da comunicação e jornalístico. O objetivo do workshop era de compartilhar experiências sobre a pesquisa acadêmica, seus desafios e horizontes e, além disso, debater sobre a prática profissional a partir de um contexto digital e multimídia.

“Eu sou da opinião de que a principal ferramenta de trabalho do jornalista é a mesma desde o início da profissão que é a língua portuguesa. Se o profissional não domina o seu idioma ele não consegue trabalhar em mídia nenhuma e fora isso a questão da perspicácia, saber procurar a notícia, ver onde ela está. Hoje em dia quando o repórter sai para pauta ele tem um bloquinho, caneta e também com o smartphone para fazer imagens, vídeos. Então se exige uma intimidade com as tecnologias” explica Danton.

Segundo Danton, vivemos em um momento que a circulação de matérias sem checagem nenhuma é muito maior, por isso é preciso que os jornalistas façam uma autocrítica sobre o material que é produzido “Precisamos olhar para o tipo de jornalismo que estamos fazendo, será que é um jornalismo que continua conectado com a sociedade, será que tem condições ou legitimidade e credibilidade para dizer o que é uma Fake News? ”. Estas foram algumas discussões realizadas pelos alunos e o Jornalista na noite.

Texto: Giuli Ana Izolan, estudante de Jornalismo


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.