Curso de Jornalismo da Unijuí promove bate-papo com repórter do Grupo RBS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Jornalismo da Unijuí promove bate-papo com repórter do Grupo RBS

Na quarta-feira, dia 12 de julho, estudantes do curso de Jornalismo da Unijuí tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo, via Google Meet, com o jornalista Daniel Giussani, da editoria de Economia do Grupo RBS. A atividade foi promovida na disciplina Jornalismo Econômico, ministrada pela professora Daniéli Hartmann Antonello.

Durante a conversa, o jornalista contou sobre sua trajetória e sobre a experiência de, recém-formado, já estar atuando na área que gosta. Antes de ser efetivado no Grupo RBS, ele realizou dois anos de estágio na empresa e trabalhou junto com a jornalista Giane Guerra, no programa Acerto de Contas.

Daniel afirma que uma das maiores dificuldades em produzir conteúdos para multiplataformas - já que sua equipe está presente em programas de televisão, podcast, redes sociais, site e páginas de jornal - é conseguir pensar nas necessidades do público e na plataforma, além da pauta em si.

Para isso, completa o convidado, é preciso ter em mente que esse é o chamado jornalismo de massa, onde procura-se atingir um público bastante diversificado. Além disso, o jornalista destacou que é preciso sempre pensar em como a notícia pode impactar a vida das pessoas.

As notícias dadas costumam ser sobre macroeconomia, finanças pessoais, negócios e empresas com foco no Rio Grande do Sul. Segundo Daniel, é fundamental ter relacionamento com a fonte, respeito pela informação, estar atento ao que o público informa, além de gerar valor com o que está sendo noticiado.

As informações geralmente vêm de assessores de imprensa, empresas de capital aberto, empresários, clientes e funcionários. A distribuição do conteúdo é muito forte, para que as matérias circulem e sejam compartilhadas.

De acordo com Daniel, o fazer jornalístico voltado para a economia é um exercício diário de entender e transmitir as informações da maneira mais simples possível para o público, pois a economia é muito importante e decide muitas coisas na vida das pessoas.

Para começar em uma editoria de Economia, Daniel acredita que é necessário força de vontade para se concentrar e se debruçar sobre o assunto, angústia para compreendê-lo, humildade para pedir explicações quando não entender, e respeito às fontes.

Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.