Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelado)

Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade Propaganda recebe jornalistas do Grupo RBS

Na noite da última quinta-feira, dia 22 de setembro, foi realizada a abertura oficial da Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. O evento reuniu estudantes e professores e contou também com a presença de jornalistas da RBS TV. As atividades que integram a programação abordam o tema “Práticas e tendências em comunicação”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke, realizou uma fala de abertura, na qual ressaltou o papel social da comunicação. “É importante nos sentirmos orgulhosos por termos escolhido a área da comunicação, porque nós somos muito importantes para a sociedade. Nós temos um fazer que tem uma diretriz social, nunca se esqueçam disso”, destacou.

O coordenador de telejornalismo da Região Norte da RBS TV, Mateus Rodighero, e a repórter Gherusa Cassol apresentaram ao público presente o Projeto Primeira Pauta RBS. O evento oportunizou uma troca de aprendizados entre os acadêmicos e convidados, que contaram sobre suas experiências, desafios e realizações da profissão, bem como compartilharam sobre suas rotinas como comunicadores. “Se você quer ser um comunicador, um operador, um repórter, você vai ter que enxergar isso e entender o caminho que vai precisar trilhar para chegar lá”, afirmou Mateus.

A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, que também esteve presente no evento, enfatizou a relevância do momento para a vida acadêmica dos estudantes. “A Universidade está aqui para abrir a nossa mente para diversos aspectos. Esses momentos são planejados com muito carinho pelos nossos professores, para vocês conhecerem outras realidades”. Ela ainda acrescentou que essas trocas com profissionais que vivem o mundo da comunicação, expandem os horizontes para as possibilidades do mercado de trabalho e as novidades nos campos de atuação.

A programação da Semana Acadêmica iniciou na quarta-feira, dia 21 de setembro, com a realização da Noite de Oficinas. O técnico de edição de vídeo e áudio da Unijuí, Celio Ferrazza, e os egressos do curso de Publicidade e Propaganda Gilmar Laurindo e Jacson Silveira ministraram, respectivamente, as oficinas práticas de Edição de Vídeo, Podcast e Direção de Arte.

A acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Laura Carvalho, participou da oficina de Podcast e destacou a importância da atividade. “A publicidade e propaganda vai aumentando, vai mudando, a comunicação vai mudando, então temos que nos adaptar em cada local. Ter uma experiência dessas é importante para tirar dúvidas e estar preparado caso a gente queira seguir nessa linha ou fazer algo parecido com o podcast”, ressaltou.

O encerramento da Semana Acadêmica irá acontecer nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na Sala de Ideação do Espaço + Inovação, onde a convidada Vanessa Scalei abordará a pauta “Produção de Conteúdo”.

A Semana Acadêmica “Práticas e tendências em comunicação” é promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Usina de Ideias e Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom). O evento busca promover ações de aproximação entre profissionais, professores e estudantes, além de proporcionar a discussão de assuntos da contemporaneidade e das práticas voltadas às áreas da comunicação. 

Por Keila Rosa, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Usina de Ideias


Acadêmicas da Unijuí são premiadas na Expocom, que integra Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

A acadêmica de Jornalismo, Andressa Buchner do Amaral, e a estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Amanda Buchner do Amaral, foram premiadas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), durante o 45° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. As irmãs viajaram até João Pessoa, na Paraíba, onde o evento foi realizado junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 5 e 9 de setembro. Lá, apresentaram seu projeto experimental e retornaram para casa com o prêmio.

O curta-metragem Solum foi desenvolvido no primeiro semestre de 2022, na disciplina de Fotografia e Vídeo para Mídias Digitais, ministrada pela professora doutora Gisele Noll. Foi inscrito na Expocom, a premiação para trabalhos experimentais produzidos por alunos de Comunicação, onde as estudantes venceram em âmbito regional em junho, no Intercom Sul, e garantiram a classificação para a fase nacional, onde também conquistaram a categoria Produção Publicitária Audiovisual para Internet.

Andressa conta com empolgação sobre a possibilidade de apresentar seu projeto. “Estou muito feliz em ter conseguido ir para João Pessoa e poder apresentar nosso trabalho. Foi uma experiência muito incrível e de muito aprendizado, além de ser uma honra estar representando a região Sul neste congresso nacional”. 

Além de apresentar o curta no maior Congresso de Comunicação do Brasil, as estudantes prestigiaram debates e oficinas. Amanda destacou algumas das suas experiências. “Eu participei do VII Colóquio Latino-americano de Ciências da Comunicação; da oficina Construindo um Podcast Narrativo do Zero: como tirar boas histórias do papel; Expocom e da solenidade de abertura do Intercom”.

A participação no evento trouxe experiências na vida profissional das estudantes, que tiveram contato com uma nova cultura e conheceram outros acadêmicos e profissionais da área. A premiação é simbólica, mas qualifica o currículo e amplia as oportunidades no mercado de trabalho.

Por Keila Rosa, estagiária da Usina de Ideias.


Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda recebem alunos da Escola Margarida Pardelhas, de Cruz Alta

Estudantes do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, realizaram uma visita à Unijuí na manhã desta terça-feira, 30 de agosto. O objetivo dos alunos é elaborar um curta-metragem sobre refugiados, a partir do seu projeto interno denominado Gritos de Paz. Para ampliar os conhecimentos que envolvem a produção do curta, os estudantes foram recebidos pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, no Centro de Eventos da Universidade.

Pela manhã, os alunos participaram de duas oficinas, uma de entrevista e outra de vídeo. No turno da tarde, os estudantes se desafiaram a aprender recursos de roteiro, edição e fotografia, que também agregarão no momento em que os curtas começarem a ser produzidos.

Segundo a coordenadora de ambos os cursos, professora mestre Rúbia Beatriz Schwanke, o primeiro contato entre os cursos de comunicação da Unijuí com o projeto Gritos de Paz ocorreu no Profissional do Futuro deste ano. “Durante o evento, eles nos procuraram e contaram sobre a iniciativa que estavam começando a trabalhar na escola”, conta.

A professora Vanessa Falconi Bastolla, da Escola Margarida Pardelhas, entrou em contato com Rúbia, explicando que a ideia era a produção de um curta-metragem sobre os refugiados e que os alunos precisariam de auxílio dos cursos para aperfeiçoar as habilidades necessárias para elaborar o filme. “Após a professora Vanessa relatar os objetivos do projeto, a gente começou a estruturar esse momento. Inicialmente a ideia era trabalhar com grupos menores, mas esse aulão com todos trabalhando em conjunto iria funcionar melhor e está funcionando”, salienta Rubia.

Segundo Vanessa, o projeto Gritos de Paz busca desenvolver uma visão crítica nos alunos. “O projeto nasceu quando decidimos trabalhar a formação dos professores abordando a situação da guerra entre Ucrânia e Rússia. Então, a partir disso, nós, professores, nos reunimos e pensamos de que forma a gente poderia integrar o contexto atual, vinculando a essa proposta de vídeo”, salienta Vanessa. 

Na sequência, os professores propuseram aos seus estudantes a leitura de um livro intitulado “Layla, a menina síria” e a conceituação de termos como refugiado e direitos humanos. “Na cabeça de muitos, o termo ‘refugiado’ significa somente pessoas que saíram de um local em guerra. O termo vai além e trata de outros motivos sociais e econômicos. Frisamos bem isso para que eles entendessem o que é um refugiado e para que, após a visita à Unijuí, pudessem iniciar a atividade”, completa. 

Além da professora Vanessa, os alunos estiveram acompanhados das professoras Alessandra Bertão Ribas e Elza Elisabeth Maran Queiroz da Silva, e da supervisora Jaqueline Chesani. Eles tiveram contato com ferramentas como o chroma key, microfones e câmeras. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Curso de Jornalismo da Unijuí promove bate-papo com repórter do Grupo RBS

Na quarta-feira, dia 12 de julho, estudantes do curso de Jornalismo da Unijuí tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo, via Google Meet, com o jornalista Daniel Giussani, da editoria de Economia do Grupo RBS. A atividade foi promovida na disciplina Jornalismo Econômico, ministrada pela professora Daniéli Hartmann Antonello.

Durante a conversa, o jornalista contou sobre sua trajetória e sobre a experiência de, recém-formado, já estar atuando na área que gosta. Antes de ser efetivado no Grupo RBS, ele realizou dois anos de estágio na empresa e trabalhou junto com a jornalista Giane Guerra, no programa Acerto de Contas.

Daniel afirma que uma das maiores dificuldades em produzir conteúdos para multiplataformas - já que sua equipe está presente em programas de televisão, podcast, redes sociais, site e páginas de jornal - é conseguir pensar nas necessidades do público e na plataforma, além da pauta em si.

Para isso, completa o convidado, é preciso ter em mente que esse é o chamado jornalismo de massa, onde procura-se atingir um público bastante diversificado. Além disso, o jornalista destacou que é preciso sempre pensar em como a notícia pode impactar a vida das pessoas.

As notícias dadas costumam ser sobre macroeconomia, finanças pessoais, negócios e empresas com foco no Rio Grande do Sul. Segundo Daniel, é fundamental ter relacionamento com a fonte, respeito pela informação, estar atento ao que o público informa, além de gerar valor com o que está sendo noticiado.

As informações geralmente vêm de assessores de imprensa, empresas de capital aberto, empresários, clientes e funcionários. A distribuição do conteúdo é muito forte, para que as matérias circulem e sejam compartilhadas.

De acordo com Daniel, o fazer jornalístico voltado para a economia é um exercício diário de entender e transmitir as informações da maneira mais simples possível para o público, pois a economia é muito importante e decide muitas coisas na vida das pessoas.

Para começar em uma editoria de Economia, Daniel acredita que é necessário força de vontade para se concentrar e se debruçar sobre o assunto, angústia para compreendê-lo, humildade para pedir explicações quando não entender, e respeito às fontes.

Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias




Palestra sobre Jornalismo Digital aborda práticas, tendências e desafios da profissão

Na última quarta-feira, dia 17 de agosto, aconteceu uma palestra na disciplina de Jornalismo Digital, ministrada pela professora Gisele Noll. Intitulada “Jornalismo Digital: práticas e tendências”, a palestra contou com a participação da jornalista e relações públicas, empregada atualmente na Deutsche Welle - empresa pública de comunicação com redações em mais de 30 idiomas, em Bonn, Alemanha, Leila Endruweit; e da jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e atual professora substituta no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tássia Becker Alexandre. Com transmissão aberta no YouTube, o evento contou com a participação de estudantes de outras turmas de comunicação e professores da Unijuí e da comunidade em geral. 

Com a temática do evento voltada às práticas e tendências do jornalismo digital, as convidadas contaram um pouco de suas histórias como acadêmicas e profissionais da área. A palestrante Leila relatou ter presenciado a transição para o modelo do jornalismo digital. Sobre esse modelo, Leila apontou alguns desafios tanto do passado quanto do presente. “Um dos maiores desafios do jornalismo digital, hoje, é reter as pessoas”. Além disso, outra questão desafiadora abordada por ela foi trazer o público do impresso para o digital. Devido ao novo cenário, foi necessário buscar alternativas e estratégias que promovessem uma migração do público e que o mantivesse no site.

O dilema entre o que é jornalisticamente ético e relevante ao público e o que fornece cliques foi, também, abordado. Leila comentou sobre as diversas estratégias existentes para manter um jornalismo ético e que chame a atenção dos leitores como, por exemplo, o uso dos hyperlinks. Ainda sobre isso, a palestrante trouxe para sua fala que os tipos de jornalismo se complementam: “é um ecossistema, uma coisa precisa da outra”, o que desbanca os preconceitos que algumas pessoas possuem com alguns tipos de jornalismo, sendo que muitas vezes são esses que mantém esse “ecossistema” em ordem. 

A palestrante Tássia trouxe para a discussão o desenvolvimento de uma linguagem específica para dispositivos móveis, proposta elaborada em sua tese de doutorado, intitulada “Linguagem jornalística autóctone para dispositivos móveis”. A partir disso, Tássia comentou sobre as dificuldades do mobile em algumas localidades, incluindo o Brasil, devido aos problemas de conexão com a internet. Outra questão levantada foi a atração do público. Ela comentou sobre algumas limitações culturais que afetam diretamente na adesão do público ao formato digital. 

Ainda sobre seu projeto, Tássia apresentou o protótipo “Beta”, desenvolvido por ela, de um modelo de jornalismo mobile, cuja linguagem atenda às especificidades do acesso de informação e m smartphones. “Fiquei muito feliz em desenvolver e ter tido essa experiência de evoluir para essa etapa experimental”, revelou Tássia. Além disso, a palestrante trouxe sua visão sobre alguns desafios desse jornalismo nas telas, como a linguagem e a adaptação ao contexto em que está inserido. 

No decorrer do evento, o público pode realizar questionamentos para as palestrantes por meio do chat e, dessa forma, participar ativamente na transmissão e troca de conhecimentos. Para conferir as falas na íntegra, acesse o link.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


Práticas profissionais marcam formação em Jornalismo na Unijuí

Com o objetivo de formar jornalistas cada vez mais capacitados e dinâmicos, a graduação em Jornalismo da Unijuí está com um novo formato. Dividido em oito módulos, o objetivo é possibilitar aos acadêmicos a inserção em práticas e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para o mercado de trabalho. Além disso, a graduação conta com disciplinas de Formação Pessoal e Profissional e de Projetos Integradores.

“O grande diferencial proposto pelo curso é a capacitação do estudante para a prática profissional, com ferramentas de coleta de dados e de apuração, como também o estudo da relação da informação com as demandas do mercado, com foco nas novas plataformas de produção de conteúdo”, comenta a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Rúbia Beatriz Schwanke. “O mercado exige futuros jornalistas que saibam interagir entre a comunicação, o jornalismo e a tecnologia ligada à informação”, conclui a coordenadora.

A graduação em Jornalismo prepara o acadêmico para atuar em rádios, na televisão, jornais e revistas, em assessorias de imprensa e de comunicação, no campo das mídias, na produção de conteúdo multiplataforma, além de capacitar os futuros profissionais para empreender na área do Jornalismo e da Comunicação Digital.

O curso na Unijuí disponibiliza uma estrutura moderna e tecnológica, preparada para tornar a formação dos jornalistas ainda mais completa. Com laboratórios de fotografia, vídeo, áudio e de computação, o acadêmico coloca em prática a teoria da sala de aula de forma dinâmica. Ainda, conta com o acesso à Usina de Ideias, a agência experimental dos cursos da comunicação, que possibilita o contato direto com as práticas profissionais durante o seu processo formativo. 

Para saber mais sobre o curso de Jornalismo, acesse o link.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.