Pesquisa sobre consumo midiático do jovem brasileiro foi apresentada na UNIJUÍ - Unijuí

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Pesquisa sobre consumo midiático do jovem brasileiro foi apresentada na UNIJUÍ

 

Na noite de quarta-feira foi apresentada aos alunos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ a pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”, desenvolvida por Nilda Jacks e Mariângela Toaldo, professoras e doutoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Elas mostraram aos acadêmicos de que forma a pesquisa está sendo desenvolvida, os desafios e metodologias para mapear práticas de comunicação, além do consumo midiático e cultural dos jovens em todos os estados do país. “É uma pesquisa que pretende ser nacional comparativa, acho que o grande diferencial é a aposta nisso”, defende Nilda Jacks.

Para realizar o estudo, uma rede de pesquisadores foi criada, envolvendo pessoas de todos os Estado do Brasil, denominada Rede Brasil Conectado. De acordo com Nilda, três momentos marcam a pesquisa: o primeiro contextual, quando foi realizado um levantamento de dados sobre as realidades sociais, aspectos culturais, econômicos, políticos, demográficos, históricos, entre outros, dos Estados e capitais do Brasil. Depois, a segunda etapa consistiu em um estudo piloto, para testar instrumentos de pesquisa e as equipes, para chegar até a terceira e última etapa: o desenvolvimento de um questionário on-line.

 

Essa etapa contou ainda com uma pesquisa exploratória de observação no Facebook, plataforma escolhida por elas para o estudo. A etapa final foi a aplicação de um questionário online que coletou mais de 10 mil respostas. “O resultado final será coletado a partir dessa última etapa, embora estejamos analisando também o estudo piloto, mas a última parte é o coração da pesquisa”, afirmou Nilda.

Dentre as informações coletadas, as professoras destacaram alguns resultados, como os contrastes encontrados entre os estados brasileiros, entre eles a questão do acesso à internet. Segundo elas, alguns estados do norte não possuem banda larga, como o Acre e o Amapá. Já os gaúchos e os baianos são os mais conectados. “A questão da condição de acesso faz toda a diferença no uso que as pessoas fazem dos meios”, ressaltou Mariângela.

Pesquisa em Ijuí

Uma etapa da pesquisa será realizada no interior, razão que trouxe as pesquisadoras até Ijuí. Alguns questionários da pesquisa já foram aplicados no município ano passado, além disso foi feita a observação de perfis no Facebook por integrantes de uma equipe coordenada pela professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ Nilse Maldander.

O resultado da pesquisa deve ser divulgado em 2015.

Créditos: Com informações e fotos da Usina de Ideias.


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