Filme dirigido por egresso da UNIJUÍ estreia nos cinemas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Filme dirigido por egresso da UNIJUÍ estreia nos cinemas

Após sete anos de gravações, o filme Cromossomo 21 estreou nessa quinta-feira, 30, nos cinemas de todo Brasil. O filme é dirigido e roteirizado pelo egresso de Publicidade e Propaganda da Unijuí Alex Duarte e protagonizado pelo egresso de Administração Luís Fernando Irgang. Para Alex, a estreia, em especial nos cinemas da região de onde cresceu como Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, faz nascer a sensação de missão cumprida. “Como autor da obra é um exemplo de que tudo é possível. Para a inclusão social, o filme tem representado uma grande mudança comportamental e quebrado crenças negativas sobre o universo da deficiência”, afirma.

O longa-metragem mostra a rotina da jovem Vitória, que na prática é igual a de todo jovem. No entanto, ela tem medo de perder a pessoa que ama, o namorado Afonso, por causa do preconceito da família dele. É questionadora, destemida e vai lutar por sua autonomia e seus ideais. Quem interpreta a protagonista é Adriele Pelentir, uma jovem com Síndrome de Down.

O protagonista Luís Fernando Irgang relata que “participar do Cromossomo 21 foi uma experiência indescritível, um crescimento muito grande quanto artista, afinal, foi meu primeiro contato com o cinema, mas sobretudo como pessoa, meu crescimento foi muito maior. Ter contato, conhecer essas pessoas que passam por dificuldade de acesso, de locomoção, de acesso a cultura, a lazer, entretenimento, até mesmo emprego e educação. A gente passa a valorizar a vida, valorizar as pessoas, enxergar as pessoas e não as diferenças, mas enxergar as pessoas como elas são de verdade aquilo que elas podem fazer. O Cromossomo 21 tem essa mensagem de acreditar nas pessoas, acreditar que elas podem ser o que elas quiserem, basta ter igualdade de oportunidade. Participar disso enquanto artista, emprestar o meu trabalho e a minha arte para transmitir para o público essa mensagem de amor, de respeito de inclusão de igualdade é algo sensacional”, comenta.

O longa foi exibido no Festival de Gramado em 2016 (Menção Honrosa), prêmio que veio a somar ao vencer como Filme Destaque no Los Angeles Brazilian Festival e ao de Melhor Filme (voto popular) no Festival Internacional de Cinema de La Mujer, em Punta DeLeste. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.