Criatividade e inovação marcaram a Semana Acadêmica da Comunicação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Criatividade e inovação marcaram a Semana Acadêmica da Comunicação

Seis noites de evento marcaram a Semana Acadêmica da Comunicação 2018, que neste ano trouxe a novidade de dois dias de integração com os cursos do Dacec.

                 

Empreendedorismo social, dificuldades e novas oportunidades no mercado de trabalho nortearam os seis dias de Semana Acadêmica da Comunicação 2018. A programação iniciou na quinta e sexta, 10 e 11, da última semana, com a Semana Acadêmica integrada dos cursos do Departamento das Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação – DACEC, que teve como objetivo debater o empreendedorismo e a criatividade e inovação na criação de novos negócios.

As atividades específicas da Comunicação continuaram nesta segunda-feira, com a palestra sobre Culturas digitais, consumo e diversidade: problematizando os estudos sobre a internet no campo da comunicação, ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, Sandra Rubia da Silva. Na terça e quarta-feira, as atividades foram dedicadas à apresentação de cases que debateram a importância das parcerias para os resultados nos negócios, com a diretora da Agência RDV de Porto Alegre e editora do portal Meu Bairro, egressa da Unijuí, Letícia Demoly, e a relevância da mídia independente e colaborativa para as narrativas de uma cidade, com a experiência da TV OVO, de Santa Maria, apresentada por um de seus fundadores, o publicitário Diego Araújo. Em seu último dia, a Semana Acadêmica abriu espaço para o projeto ZH na Faculdade e recebeu o jornalista e editor de esportes do grupo, Diego Araújo, que apresentou o caso: GaúchaZH: o produto de uma integração.

Conforme a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rúbia Schwanke, os seis dias de evento devem ser celebrados, pois cumpriram com êxito seus objetivos. “Acredito que atingimos os objetivos traçados. Nós trouxemos palestrantes que discutiram de diferentes pontos de vista a questão do empreendedorismo, mostrando muito da realidade do mercado, das possibilidades disponíveis aos nossos acadêmicos tanto no mercado de trabalho, quanto na academia”, avalia.

A acadêmica do 7º semestre de Jornalismo, Juliana Andretta, comenta que o evento foi uma oportunidade para conhecer mais o mercado de trabalho. “Essa foi a minha quarta semana acadêmica. A desse ano, sem dúvida, deixou uma sementinha de possibilidade em, futuramente, iniciar um negócio meu, na minha área. Conhecer exemplos de empreendimentos, de egressos da UNIJUÍ, que deram super certo, é motivador”, comenta. Ainda sobre os temas debatidos, Juliana destaca o que mais lhe chamou atenção foi o debate sobre a internet. “Algumas das conversas foram bem esclarecedoras, como a da Sandra na segunda-feira, que trouxe como tema a internet. Para nós, comunicadores, a internet é um vasto campo de possibilidades de atuação, de captação, de produção. Um comunicador pode sim, utilizar a internet muito a seu favor, tanto os jornalistas como os publicitários”, destaca.

Para o formando de Publicidade e Propaganda Matheus Bassi, as discussões foram válidas, especialmente por debater o empreendedorismo. “É um caminho que muitos dos formados acabam exercendo, na área ou fora dela. Para mim a melhor noite foi com a Letícia, pois ela mostrou que nossas áreas, Publicidade e Jornalismo, só agregam umas às outras”. Giovana Carré, acadêmica do 5º semestre de Jornalismo, enfatizou aa importância das discussões que demonstraram “como é possível ter êxito na profissão mesmo com todos os desafios impostos”. 

Por: Daniella Koslowski, estudante de Jornalismo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.