Estudantes de Comunicação da Unijuí apresentam trabalhos na Intercom Sul - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Comunicação da Unijuí apresentam trabalhos na Intercom Sul

                     

A Intercom realiza todos os anos cinco congressos regionais, dentre eles a Intercom Sul, que integra os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste ano, o evento aconteceu no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, localizado na cidade de Cascavel - PR, durante os dias 29 de junho a 1º de julho. O tema norteador das discussões foram as desigualdades, os gêneros e como a comunicação pode e deve fomentar os debates nas comunidades e na mídia. A abertura trouxe discussões acerca de Gêneros, Mídias e Interfaces, conduzidas por Ana Carolina Escosteguy, doutora em Ciências da Comunicação e Vânia Sandeleia, doutora em Ciência Política.

Inúmeras palestras e oficinas aconteceram ao mesmo tempo, com isso os alunos saíam e entravam nas salas em busca de novos conhecimentos. A oficina Comunicação corporal, por exemplo, convidava os estudantes a serem criativos e a se soltarem enquanto brincavam com os movimentos e expressões do corpo. Na tarde de sábado, a FAG organizou o Intercom Sessions, com música ao vivo ao som do rapper Paladino. Para quem gosta de Games, também teve o campeonato Fifa 18 Liga das feras da Comunicação.

As apresentações dos trabalhos pelos alunos da Unijuí iniciaram na sexta-feira pela manhã, com os trabalhos que concorreram no Expocom, e finalizaram no sábado à tarde. Na categoria Intercom Júnior foram cinco trabalhos defendidos. As acadêmicas de Publicidade e Propaganda, Carine Massi e Bárbara Schmidt, defenderam o artigo O Marketing em campanhas: estudo de caso das marcas Three Dogs e Three Cats, orientado pela professora Nilse Maldaner. “Ter participado de outros congressos como ouvinte já havia sido muito enriquecedor, mas poder apresentar o meu trabalho junto com minha colega Bárbara, foi com certeza uma experiência única! É extremamente gratificante saber que nosso artigo foi aceito e melhor ainda foi poder compartilhar a nossa temática com os demais estudantes e professores que estiveram presentes. Durante esses dias de evento, eu também pude conferir muitos trabalhos interessantes, com abordagens totalmente diferentes e vi muita coisa que estudei na graduação sendo aplicada na prática”, comenta Carine.

Para a acadêmica de Jornalismo Marjorie Bock, que apresentou o artigo sobre Mídia e direitos humanos: a representação da mulher na mídia de fronteira, a Intercom é um evento que abrange diversos aspectos da futura profissão. “Esse ano a FAG organizou muito bem as pautas de interesses dos alunos, focando na discussão sobre gênero e mídia, um debate muito importante no momento em que estamos passando, buscando acabar com discursos machistas e preconceituosos e prezando por uma mídia democrática. É a segunda vez que apresento trabalho no Intercom Júnior e mais uma vez foi uma experiência incrível. Poder relatar minha pesquisa para acadêmicos de outras universidades e conhecer sobre outras pesquisas demonstra a importância dessa socialização para minha construção profissional. É muito bom ouvir novas opiniões, críticas e também conhecer novas referências vinda das pesquisas de outros colegas”, destacou a estudante.

Já para a acadêmica de Publicidade e Propaganda, Sthéfany Oliveira, em sua primeira vez no evento, apresentando o trabalho Plurais 2.0: Empatia e a Experiência no Estudo da Publicidade Social, “a experiência em defender o Projeto Plurais 2.0 foi muito importante. Levamos um conteúdo que era muito próximo ao tema do evento e as pessoas gostaram, tivemos um ótimo debate sobre o assunto de empatia e o papel do profissional de publicidade como gerador de mudanças. Trouxemos muitas ideias novas na bagagem, tivemos um bate papo sobre diversidade e como a publicidade está se adaptando as novas necessidades do público, de como ela pode ser mais responsável e ir muito além da venda”.

Podemos dizer que esta edição da Intercom Sul 2018 foi um sucesso! Para quem foi pela primeira vez, fica o gostinho de quero mais. Quem já tinha ido, agradece a oportunidade de poder participar e trazer a cada evento novas ideias. 

Confira a lista completo dos trabalhos apresentados na Intercom Sul 2018: 

INTERCOM JR 

Publicidade e Propaganda

O Marketing Social em campanhas: estudo de caso das marcas Three Dogs e Three Cats. Por: Bárbara Matschinske Schmidt, Carine Massi e orientação da professora Nilse Maldaner;

Plurais 2.0: Empatia e a Experiência no Estudo da Publicidade Social. Por: Sthefany Dyovana Barboza de Oliveira e orientação da professora Nilse Maldaner;

O que o jeito LDRV de contar histórias tem a ensinar para a publicidade. Por:

Bruna Gabriela Pazuch Cabral Perez, Nessana Klein e orientação da professora Rúbia Schwanke. 

Jornalismo

Mídia e direitos humanos: a representação da mulher na mídia de fronteira. Por: Marjorie Barros Bock e orientação da professora Vera Raddatz;

A queda do avião da Associação Chapecoense de Futebol: uma análise da configuração do acontecimento em GaúchaZH. Por: Mariane Ramos Santos e orientação da professora Lara Nasi; 

Comunicação Audiovisual

A formação e historicidade da radiodifusão no município de Panambi. Por: Daniella Rigodanzo Koslowski e Valéria Foletto e orientação da professora Vera Raddatz.

PRÊMIO EXPOCOM 

Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio

A crescente presença feminina do mundo dos jogos eletrônicos como entretenimento e a reação do grande público. Por: Maria Antônia Santos e orientação da professora Vera Raddatz. 

Produção multimídia

Caminhos do Rincão: uma construção multimídia em jornalismo rural. Por: Natan Pipper Torzeschi, Caroline Gonçalves Batista, Crystian Dias Carniel, Danúbia Gois dos Santos, Dieison Jocemar Engroff, Dionatan Gabbi Pezzetta, Emerson Fraton Barbosa, Fabiane Borges Madril, Giuli Ana Izolan, Juliana Andretta, Lara Cristina dos Santos, Laura de Moura Pimentel, Laura Degliuomini Lanzarin, Marjorie Barros Bock, Nataline Tuane Nervis, Rafael da Rosa Vitoria e orientação da professora Lara Nasi.

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.