Estudantes de Comunicação desenvolvem campanha para o Hospital Bom Pastor - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Comunicação desenvolvem campanha para o Hospital Bom Pastor

Após 39 anos servindo a comunidade, o Hospital Bom Pastor está se transferindo, de forma integral e definitiva, para seu novo complexo. Ao longo dos anos, muitas mãos construíram a história do hospital e, desta vez, não seria diferente. Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí foram convidados pela Direção, por meio da colaboradora Celísia Bohn e pela professora Nilse Maldaner, responsável pela disciplina de Criação Publicitária, a desenvolver uma campanha institucional.

Devido à pandemia, em um primeiro momento, foi realizada uma reunião através do Google Meet, onde foi respondido o briefing, que serviu como um guia, contendo informações essenciais para o desenvolvimento do projeto. Posteriormente, seguindo todos os protocolos de segurança, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as instalações do hospital e conversar com alguns colaboradores para compreender toda a história.

Para o desenvolvimento de todo o  projeto, a turma foi dividida em grupos: o primeiro desenvolveu a proposta estratégica e institucional do hospital; outro acabou voltado à produção e criação de conteúdo para as mídias sociais; o terceiro se dedicou à estrutura e reformulação do site; e o quarto grupo permaneceu focado na produção de um VT institucional, onde foi apresentado o novo posicionamento para a marca e sua razão de existir, sendo a base de lançamento da campanha. O posicionamento proposto e adotado pelo Hospital Bom Pastor é  “Somos movidos por pessoas”.  A brand persona criada possui tom de voz próximo, comunicando com linguagem formal, mas sem utilizar vocabulário rebuscado.

A campanha, lançada no final de dezembro, foi baseada na proximidade da comunidade com o hospital, onde profissionais e pacientes caminham juntos e unem forças em prol da saúde, além de apresentar uma estrutura moderna e inovadora, com foco em segurança, conforto, saúde e bem-estar.  O VT institucional, segundo Celísia Bohn, alcançou mais de 5 mil visualizações em aproximadamente uma semana, sem impulsionamento, ou seja, sem investimento, tudo de forma orgânica. Atualmente, passa de 6 mil visualizações. 

Um dos alunos responsáveis pela parte institucional do projeto foi Fidel dos Santos. No que diz respeito ao posicionamento, manifesto e tom de voz da marca, descreve seu sentimento após a entrega: “Foi muito gratificante! Assim como em outros projetos, olhar para trás e sentir aquela sensação de dever cumprido foi incrível, uma vez que trabalhamos no projeto por todo o semestre, basicamente.”

Vitória e seus colegas de grupo ficaram responsáveis pela reformulação do site e ressalta que foi bastante interessante. “Aprendi  bastante com a disciplina, apesar de ser a distância, o que complicou bastante, no sentido de entrega do material e de manter essa proximidade. Tudo foi conversado com a professora Nilse, para tudo estar de acordo com o que o hospital era,  propunha, e o que nós, como estudantes de Comunicação, poderíamos fazer para mediar isso realmente.” 

A professora Nilse destacou a importância em trazer atividades práticas com clientes reais para a evolução dos estudantes, os preparando para o mercado de trabalho. “Foi um trabalho muito bacana. Os alunos tiveram a possibilidade de um aprendizado bem interessante e, claro, tudo isso sendo pensado e produzido, quase que em sua totalidade, de forma online. Então, houveram dificuldades, mas houveram potencialidades. Conseguimos conversar com pessoas, conseguimos trazer visões diferentes. A estratégia ficou muito enriquecida. Olhando a estrutura, em questão de saúde na região, vejo como um trabalho que merece ser destacado pelos alunos que fizeram um excelente trabalho e pela confiança do hospital no grupo”, concluiu.

O trabalho realizado pode ser conferido no site, por meio do endereço www.bompastorijui.com.br, e pelo Instagram @hospital.bom.pastor.                  

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.