Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia tem início na UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia tem início na UNIJUÍ

O I Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia: os direitos humanos e a sua proteção e a I Mostra de Trabalhos Científicos tiveram início na manhã desta quinta-feira, 25, no Salão de Atos da UNIJUÍ.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito/Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ.

O Seminário tem como objetivos investigar os meios de garantir a aplicação eficaz dos direitos humanos nas sociedades democráticas, nacional e internacional, bem como delimitar os fundamentos e os meios de concretização dos direitos humanos no Brasil e no mundo.

O professor Gilmar Antônio Bedin lembrou que o “evento tem como objetivo a construção de uma forma de nos mostrarmos para a comunidade acadêmica, discutindo um tema que hoje é fundamental. Nós queremos com este evento colocar em discussão democracia e direitos humanos, entendendo como uma forma de constituição da nossa sociedade, já que há muito que avançar, já que somos a 6ª economia do mundo, mas no ranking de desenvolvimento humano ocupamos a 82ª colocação. Talvez o tema de maior relevância no século 21 seja como sanar as desigualdades”.

Doglas Lucas, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas, afirmou que o evento é parte da caminhada acadêmica. “Se constrói uma caminhada acadêmica de diversas formas, um evento como este faz com que ao invés de lermos textos e artigos, falamos com pessoas, lemos contextos e isso enriquece a caminhada. O nosso departamento tem procurado apresentar espaços novos para reflexão. A temática democracia, direitos humanos e paz são as três grandes categorias que podem transformar não só a América Latina, mas o mundo, em um lugar para viver”.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destacou que democracia e direitos humanos são coisas que deveriam estar integradas e a universidade consolida-se como um espaço para discutir uma temática que tem apelo internacional a partir de atores locais, mas que consigam fazer que este debate tenha impacto na comunidade que se está inserido. “A universidade tem que ser um espaço de debate para além do processo de educação mais formal e gerar impacto na sociedade em que está inserida. Este evento tem este desafio de perpassar as fronteiras da instituição e reflita na sociedade para além do perfil do nosso egresso, mas sensibilizando a comunidade para uma construção mais justa”.

Após a abertura oficial foi aberto um debate que contou com a mediação do professor Gilmar Bedin, e teve como tema “Direitos Humanos e Nova Conformação Política da Esfera Mundial: Pensando desde o Sul”, contando com os professores Eduardo Devés e Gisele Ricobom.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.