Acadêmicos do Curso de Direito da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa realizam Júri Simulado - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos do Curso de Direito da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa realizam Júri Simulado

 

Os alunos desempenharam as funções de juiz, promotor, assistente de acusação, advogados, réu, testemunhas, jurados e oficiais de justiça.

Alunos do curso de direito da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa realizaram na terça-feira (10), um júri simulado no Salão do Júri no Fórum da Comarca de Santa Rosa. A atividade faz parte da disciplina de Prática Jurídica Penal, ministradas pelas professoras Patrícia Borges Moura e Francieli Formentini.

De acordo com as professoras responsáveis a atividade tem o objetivo de desenvolver a oratória e aproximar os acadêmicos das atividades desempenhadas pelos profissionais do direito junto ao Tribunal do Júri. Os alunos desempenharam as funções de juiz, promotor, assistente de acusação, advogados, réu, testemunhas, jurados e oficiais de justiça.

O acadêmico do curso de Direito, Marco Antônio Kuhn, ressalta importância dessa atividade. “Atividades desta qualidade nos proporcionam acréscimo de conhecimentos e nos qualificam para uma futura carreira jurídica. Talvez uma das maiores dificuldades que os acadêmicos enfrentam, é no momento em que, sobrevêm a necessidade de se expressar em público. Com esse tipo de atividade, o aluno quebra esse tabu. Adquire experiência, principalmente na questão da oratória. Quero dizer que foi com muita satisfação que participei dessa atividade".

Para a acadêmica de Direito, Ana Paula Miranda do Rosário, participar do júri simulado foi uma experiência extremamente positiva, tanto para a vida acadêmica, quanto para o futuro profissional. “O júri simulado exigiu uma preparação muito semelhante àquela empregada pelos operadores do Direito que atuam em plenário, o que oportunizou grande conhecimento jurídico, como também a responsabilidade de atuar perante um Tribunal do Júri, momento no qual os argumentos expressados interferem diretamente na decisão do Conselho de Sentença e, consequentemente, na vida dos indivíduos envolvidos com fato e na sociedade”.

Já para o aluno de Direito Tiago Werlang a experiência vivenciada no júri simulado foi o maior aprendizado que já presenciou durante a vida acadêmica. “Acredito que, de todas as situações práticas até então vivenciadas na academia, esta foi, de longe, a de maior aprendizado. O fato de todo o cenário ter sido preparado, houve, na verdade, uma experiência muito próxima ao que, de fato, é uma sessão de julgamento real. Eu já tinha admiração pelos profissionais que atuam nos Tribunais do Júri, pela coragem e segurança demonstradas diante de um momento que define os próximos anos de um determinado sujeito, tal experiência elevou o meu respeito e admiração a um patamar muito maior”.

A atividade contou com o apoio do Poder Judiciário, que cedeu as instalações do Tribunal do Júri para a realização da atividade.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.