IV Semana do Ministério Público em desenvolvimento no Câmpus Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

IV Semana do Ministério Público em desenvolvimento no Câmpus Ijuí

 
 

Foi aberta na noite de ontem, 11 de maio, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí, a IV Semana do Ministério Público, realizada de forma concomitante com a Semana Jurídica, do Curso de Direito do Câmpus Ijuí. 

O evento contou com a presença do Vice-Presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares, que falou da importância do evento, como uma iniciativa que visa aproximar o Ministério Público de outras esferas, a exemplo da universidade, formadora dos futuros profissionais da área jurídica. Também se pronunciaram, na abertura do evento, a Promotora Diolinda Kurlle Hannusch, diretora das Promotorias de Justiça de Ijuí, e o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm.

Num primeiro momento, o professor Daniel Rubens Cenci, do Curso de Direito, fez o lançamento de uma campanha de conscientização ambiental que está envolvendo docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, que ganharam uma “squeeze” personalizada, com o objetivo de reduzir o consumo de copos plásticos.

O professor Daniel Cenci também fez o lançamento da obra “Direitos Humanos, Meio Ambiente e Novos Direitos”, do qual é organizador, juntamente com a professora Elenise Schonardie. O livro trabalha diferentes e importantes temas do debate sobre os direitos humanos, o meio ambiente e os novos direitos no contexto atual. O docente destacou que o livro aborda o tema socioambiental sob diferentes enfoques, refletindo a preocupação com os direitos humanos, a justiça ambiental e as conexões com a dignidade humana e os novos direitos. Na sequência, foi desenvolvido o painel “O Estatuto do Idoso numa Perspectiva Transdisciplinar”, atuando como painelistas a Promotora de Justiça Débora Rezende Cardoso, o professor e historiador Dinarte Belato e a professora e psicanalista Angela Drügg.

Conforme destaca a professora Maristela Heidemann, coordenadora do Núcleo de Eventos do DCSJ, esta é a quarta edição da Semana do Ministério Público, que acontece de forma simultânea à Semana Jurídica, por meio de convênio com o MP-RS. A docente destaca que estes eventos conjuntos são importantes para aproximar os acadêmicos das diferentes instituições jurídicas onde poderão atuar futuramente, bem como para proporcionar o debate sobre temas jurídicos da atualidade. O Centro Acadêmico do Direito também se envolve na organização dos eventos, propondo temáticas para o debate e apontando nomes de profissionais para atuarem como debatedores. Iniciativas semelhantes são desenvolvidas nos Câmpus Santa Rosa e Três Passos, envolvendo profissionais, docentes e acadêmicos da área do Direito.

A IV Semana do Ministério Público tem programação até a próxima sexta-feira, no Câmpus Ijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.