Pesquisa de estudante retrata dados da violência doméstica em Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa de estudante retrata dados da violência doméstica em Santa Rosa

 
 

Os dados da estudante do curso de Direito da UNIJUÍ demonstram a relevância e a urgência da abordagem preventiva deste fenômeno que atinge a população de Santa Rosa. 

O trabalho intitulado Corpos Femininos e violências: uma análise a partir dos dados de Santa Rosa/RS, de autoria da estudante do Curso de Direito do Campus Três Passos Camila Lippert Hertz, sob a orientação da professora do Curso de Direito Joice Graciele Nielsson, e apresentado durante o Salão do Conhecimento 2015, no campus Santa Rosa, foi premiado como um dos trabalhos destaques do Salão do Conhecimento 2015, prêmio entregue no dia 28 de março.

O trabalho apresentou uma pesquisa sobre dados relativos à violência doméstica do município de Santa Rosa no ano de 2014, identificando aspectos relacionados ao perfil da vítima, ao perfil da violência e ao perfil do agressor. Dentre vários aspectos relevantes, verificou-se a existência de 240 casos anuais, dos quais, a maioria das vítimas tem entre 15 a 29 anos, são, portanto, jovens. Além disso, as agressões são majoritariamente praticadas por parceiros ou antigos parceiros, e dentro das próprias casas das vítimas.

De acordo com a professora Joice,a pesquisa científica é um ponto fundamental na formação acadêmica, pois proporciona ao aluno uma formação mais ampla e sólida do que aquela obtida em sala de aula. Além de preparar o aluno para a continuidade da pós-graduação, tornando-se um diferencial para a futura carreira do aluno, e para toda a sua vida.A ideia da pesquisa é formar um banco de dados locais para demonstrar o quanto este problema atinge a nossa comunidade, que não é um problema distante que envolve apenas um público específico ou uma classe social, mas sim, toda a sociedade”, finaliza a orientadora do trabalho.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.