“O Presente e o futuro da mediação no Brasil” são temas de debate no Campus Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“O Presente e o futuro da mediação no Brasil” são temas de debate no Campus Santa Rosa

 
 

O I congresso Nacional Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos acontece na UNIJUÍ Campus Santa Rosa durante essa semana.

A abertura oficial do I congresso Nacional Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos aconteceu na noite dessa terça-feira, dia 10, no auditório central do Campus Santa Rosa. Na oportunidade participaram do evento a Coordenadora do curso Direito, Francieli Formentini, o Presidente do Diretório Acadêmico de Direito, estudante Fabiano Soares de Souza, o Diretor do Foro de Santa Rosa, Juiz de Direito Eduardo Savio Busanello, presidente da subseção da OAB, advogado Gilberto Kieling, professores, estudantes e técnicos administrativos da Universidade.

A Coordenadora do Curso de Direito do Campus Santa Rosa, professora Francieli, destacou a importância da discussão do tema para os estudantes do curso de Direito. “O Congresso visa promover um debate crítico e reflexivo do direito, pois entendemos que esse é um dos objetivos primordiais no nosso curso, formar profissionais críticos com capacidade reflexiva para intervir na sociedade com vistas a transformação. Como estudantes de direito e profissionais, fazendo parte de um percentual reduzido de brasileiros com curso superior e, ainda, como cidadãos, temos a responsabilidade de compreender os problemas do nosso tempo, nos comprometendo com o desenvolvimento de uma cultura jurídica crítica capaz de construir um direito libertador e influir decisivamente na construção de uma nova ordem social”.

A programação contemplou a temática “O Presente e o Futuro da mediação no Brasil”, e foi abordado pelo Procurador do Estado no Rio Grande do Sul, professor José Luiz Bolzan de Morais e pelo professor da Universidade Federal Fluminense (RJ), Delton Ricardo Soares Meirelles.

O Procurador do Estado, José Luiz Bolzan, iniciou a sua fala no Congresso destacando o viés da mediação no campo jurídico. Confira um trecho de sua fala no vídeo:

Logo após o professor Delton também ressaltou os conflitos que tivemos em nosso cotidiano e levantou questionamentos se o Direito tem esse poder de realizar as mediações. Confira um trecho da palestra:

 

A programação do I congresso Nacional Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos, segue toda a semana. Hoje à noite a temática envolverá “O papel da advocacia na mediação de conflitos no Brasil”, através do advogado e presidente da comissão especial de mediação e práticas restaurativas e coordenador da cada de mediação da OAB/RS, Ricardo César Corrêa Pires Dornelles e pelo professor da Fadergs (Porto Alegre), da Unesc (Criciúma) e colaborador no estrado em Direitos Humanos da Universidade Autónoma de San Luis de Potasi (México).

Confira algumas imagens do evento:

Apresentação de trabalhos científicos

Na noite de segunda-feira, dia 09, a programação também contemplou apresentações de trabalhos científicos dos estudantes do curso de Direito da UNIJUÍ e instituições de ensino da região.

Confira algumas imagens das apresentações:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.