Estudantes do curso de Direito da UNIJUÍ participam da “V Jornada de Mediação” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes do curso de Direito da UNIJUÍ participam da “V Jornada de Mediação”

 
 

O evento ocorreu no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS.

Andressa Fernanda Deppner e Vanessa Caroline Cardoso, estudantes do curso de Direito de Santa Rosa e bolsistas do Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução”, acompanhadas da professora Fernanda Serrer, participaram do evento que ocorreu no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS entre os dias 13 e 14 e outubro.

O objetivo da jornada foi abordar temas relacionados com a mediação judicial e o importante papel desempenhado pelos mediadores. O evento marcou presença de diferentes palestrantes, dentre eles, o Ministro integrante da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, Marco Buzzi, forte ativista na causa da mediação e da conciliação no âmbito dos Tribunais brasileiros. Na manhã do dia 14, as estudantes também puderam acompanhar a fala do professor Juan Tausk, que destacou a importância da força criativa nos diálogos empregados na mediação.

 
 

De acordo com a professora Fernanda, a viagem de estudos além de proporcionar as acadêmicas uma melhor compreensão em relação ao emprego da mediação nos mais diferentes ambientes de trabalho, também permitiu perceber quais são maiores desafios enfrentados pelos mediadores no exercício de suas atividades.

Segundo as bolsistas do projeto de extensão Andressa e Vanessa, a experiência foi fundamental para ampliação de visão, em relação ao mediador judicial, além da extrajudicial na qual estão habituadas em razão da presença constante no cotidiano. Também puderam ouvir algumas possíveis formas de enfrentamento dos desafios que seguem o mediador.

Além das palestras e do contato com os mediadores judiciais as estudantes apresentaram trabalho em forma de pôster na Tribuna, relatando a experiência em mediação pré-processual, desenvolvida pelo projeto de extensão no Campus Santa Rosa, destacando a recente celebração do Convênio com o Tribunal de Justiça que permitiu a instalação do CEJUSC-UNIVERSITÁRIO junto as instalações do Escritório Modelo de Santa Rosa.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.