Congresso irá discutir Biopolítica e Direitos Humanos na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Congresso irá discutir Biopolítica e Direitos Humanos na Unijuí

Com o objetivo de discutir temas contemporâneos dos direitos humanos, a Unijuí vai realizar, de 23 a 27 de abril, o 1º Congresso Nacional Biopolítica e Direitos Humanos: refletindo sobre as vidas nuas da contemporaneidade. A promoção é do curso de Direito da Universidade.

Na programação, dia 23 de abril, abertura do evento, Márcia Tiburi faz a palestra “O ridículo político e outros problemas éticos e sociais da sociedade”.  Marcia Tiburi é graduada em filosofia (PUC-RS) e artes (UFRGS) e mestre (PUC-RS, 1994) e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre elas as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (2008, Edunisc), Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento (2009, UNIJUÍ), entre outros. 

Na segunda noite de evento, dia 24, Karin Regina Rick Rosa, fala sobre “Novas configurações familiares e suas repercussões no Direito”. Ela possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), Especialização em Direito Processual Civi pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). 

Já na terceira noite de discussões, dia 25, Tiago Resende Botelho vai palestrar sobre “Comunidades tradicionais, Democracia e Direitos Humanos”. Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra; Mestre em Direito Agroambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso; Especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados; Bacharel em Direito pela UEMS e Licenciado em História pela UFGD.  

E, na última noite de evento, dia 26, Caio Paiva fala sobre “Direitos Humanos e sua proteção internacional: casos contra o Brasil no Sistema Interamericano”. O palestrante é Defensor Público Federal. Especialista em Ciências Criminais. Coordenador e professor do curso CEI. Autor de obras jurídicas. 

O evento, que será realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí é direcionado não apenas para o público relacionado ao Direito, mas para todas as pessoas que queiram ter acesso a um debate qualificado sobre direitos humanos em suas diversas manifestações. 

Inscrições e mais informações na página do evento, no site da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.