Congresso Nacional debateu sobre Biopolítica e Direitos Humanos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Congresso Nacional debateu sobre Biopolítica e Direitos Humanos

                 

Com o objetivo de discutir temas contemporâneos dos direitos humanos, foi realizado, nesta semana, o “1º Congresso Nacional Biopolítica e Direitos Humanos: refletindo sobre as vidas nuas da contemporaneidade”. O evento, realizado pelo curso de Direito da Universidade, foi direcionado não apenas ao público da área, mas para todas as pessoas interessadas sobre o tema direitos humanos em suas diversas manifestações. 

De acordo com um dos professores organizadores do evento, Maiquel Wermuth, o evento cumpriu os objetivos propostos. “Recebemos um retorno dos estudantes, professores e comunidade muito positivo. Tivemos uma semana com debates muito interessantes, voltados ao Direito, mas também para outras áreas, como o próprio contexto político do Brasil, novas configurações familiares, violação de direitos humanos no Brasil e a demarcação de terras indígenas, entre outras discussões”, salienta.

Segundo o professor, também foram realizados, durante toda a semana, diversos grupos de trabalho com apresentações de mais de 80 pesquisas. Além de estudantes da Unijuí, participaram estudantes de outras instituições: Unisinos, Unisc, URI, UPF, Universidade Federal de Santa Maria. “Essa participação enriqueceu muito o Congresso”, complementa.

Para encerrar a programação, na noite desta sexta-feira, o público vai poder conferir a peça de teatro “Senhor das Armas”, com o Coletivo Montingente, de Porto Alegre. A temática abordada será Democracia, Direitos Humanos e Igualdade Racial.

              

Programação

A palestra de abertura teve o tema “O ridículo político e outros problemas éticos e sociais da sociedade”, realizada por Marcia Tiburi, graduada em filosofia (PUC-RS) e artes (UFRGS) e mestre (PUC-RS, 1994) e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre elas as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (2008, Edunisc), Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento (2009, UNIJUÍ), entre outros. 

Na segunda noite, nesta terça-feira, dia 24, Karin Regina Rick Rosa, falou sobre “Novas configurações familiares e suas repercussões no Direito”. Ela possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). 

Já na terceira noite de discussões, dia 25, Tiago Resende Botelho abordou a temática “Comunidades tradicionais, Democracia e Direitos Humanos”. Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra; Mestre em Direito Agroambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso; Especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados; Bacharel em Direito pela UEMS e Licenciado em História pela UFGD.  

Na quinta-feira, dia 26, Caio Paiva falou sobre “Direitos Humanos e sua proteção internacional: casos contra o Brasil no Sistema Interamericano”. O palestrante é Defensor Público Federal. Especialista em Ciências Criminais. Coordenador e professor do curso CEI. Autor de obras jurídicas.

 

Lançamento coletivo de Obras

Durante o 1º Congresso Nacional Biopolítica e Direitos Humanos, na da tarde de quarta-feira, dia 25, foi realizado um lançamento coletivo de obras pela Editora Unijuí. Logo após, um coquetel foi servido para confraternização.

Foram lançadas as seguintes obras:

Direitos Humanos, Tecnologia e Sociedade/organizadores: Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth e Mateus de Oliveira Fornasier;

Educação Física & Sexualidade: Desafios Educacionais/organizadoras: Priscila Gomes Dornelles; Ileana Wenetz; Maria Simone Vione Schwengber;

Apontamentos de Direito Administrativo/organizadores: Ana Lucia dos Santos; Angelita Maria Maders; Bianca Strücker; Eloisa Nair de Andrade Argerich e Gabriel Maçalai;

Sociologia Jurídica: Enio Waldir da Silva;

Direitos Humanos, Meio Ambiente e Novos Direitos/organizadores: Daniel Rubens Cenci e Elenise Felzke Schonardie;

Dicionário Crítico de Educação Física/organizadores: Fernando Jaime González e Paulo Evaldo Fensterseifer;

Reflexões jurídicas na contemporaneidade: possibilidades e limites para a efetivação dos direitos humanos. Organizadores: Janaína Machado Sturza, Aline Leves e Carolina Barriquello.

                                   


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.