Nova parceria promove atividade de educação para a paz - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nova parceria promove atividade de educação para a paz

 


Para acolher de modo especial os alunos doo primeiro ano do ensino médio em 2018, a Escola Técnica Estadual 25 de Julho promoveu, em parceria com o projeto de extensão Cidadania para Todos da UNIJUÍ, nos dias 11, 12 e 16 do  mês de abril, quatorze círculos de Construção de Paz e Fortalecimento de Vínculos, envolvendo professores e mais de 400 alunos matriculados nas turmas ingressantes do educandário.

A atividade buscou oportunizar aos alunos um espaço diferenciado de diálogo, participação e empoderamento, propiciando aos envolvidos a discussão sobre valores civilizatórios, histórias de vida e perspectivas de inserção no espaço escolar, com vistas a disseminação da cultura da paz e a não violência.

O evento desenvolveu-se em três momentos diferentes, envolvendo as turmas dos turnos da manhã, tarde e noite, com a realização simultânea de círculos restaurativos, organizados e facilitados por uma equipe de mais de 15 profissionais. Dos círculos resultou uma produção coletiva denominada “Arvore das Atitudes” na qual cada participante deixou, voluntariamente, uma espécie de compromisso pessoal em relação à promoção da Paz no espaço da Escola.

As atividades, que tem como objetivo promover a cultura da paz e fortalecer vínculos e relacionamentos. Foram organizadas a partir de projeto de educação para a cidadania e para os direitos humanos, desenvolvido em parceria pela ETE 25 de Julho e os cursos de Direito e Psicologia da UNIJUÍ desde o ano de 2017. 

Também inserem-se no conjunto de eventos organizados a partir do programa “Justiça para o Século XXI”  em implantação no município de Ijuí, e que envolve  o Poder Judiciário, Ministério Público,  Poderes Executivo e Legislativo, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Defensoria Pública, SUSEPE e UNIJUÍ e a partir do qual foi promovido o Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa realizado em Ijuí no mês de fevereiro de 2018, com a formação de 50 facilitadores em Círculos de Construção de Paz.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.