Exposição retrata a violação de Direitos Humanos no âmbito do sistema carcerário brasileiro - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Exposição retrata a violação de Direitos Humanos no âmbito do sistema carcerário brasileiro

Nos últimos dias quem circulou pela UNIJUÍ, Campus Santa Rosa, pode visualizar a exposição “Olhares sobre o cárcere”, que está localizada no hall do Bloco C. A atividade foi desenvolvida pelos estudantes do curso de Direito, na disciplina de Tópicos Especiais – Execução Penal, ministrada pelo professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth.

O objetivo da atividade é levar o conhecimento adquirido a partir das reflexões realizadas no espaço da sala de aula, transmitidos pelos alunos para a comunidade acadêmica e pessoas que circulam pelo campus de Santa Rosa, e que não têm acesso às informações relacionadas à violação de Direitos Humanos no âmbito do sistema carcerário brasileiro por meio de fontes acadêmicas. Visa-se, com isso, a desconstruir o senso comum acerca da "boa vida" levada pela população penitenciária brasileira, a partir da divulgação de dados estatísticos e da violência perpetrada contra esses sujeitos.

Na oportunidade os estudantes foram desafiados a traduzir, em "peças" de exposição (cartazes e maquetes), as discussões realizadas em sala de aula acerca da execução penal no Brasil.

De acordo com o professor Maiquel, “a importância dessas metodologias consiste em fazer com que os alunos se preocupem com o seu papel social enquanto estudantes, levando à comunidade "extra-muros" da universidade o conhecimento adquirido neste espaço privilegiado. Para tanto, a tarefa de "tradução" das discussões realizadas em nível teórico em "peças de exposição" apresenta-se como um desafio ao estudante, que é confrontado com a necessidade de selecionar e elaborar um material de fácil compreensão pelo público que tiver acesso à exposição, sem descuidar dos aspectos relacionados à seriedade com que se deve tratar os dados apresentados”, ressalta o professor.

Confira as imagens da exposição, “Olhares sobre o cárcere”:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.