Campus Panambi: palestra marcou os 30 anos da Constituição Federal - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Campus Panambi: palestra marcou os 30 anos da Constituição Federal

              

O Campus Panambi recebeu, na noite de quarta-feira, dia 10, a palestra “30 anos da Constituição Federal”, ministrada pelo professor Dr. André Leonardo Copetti dos Santos. A promoção do evento foi da Pró-Reitoria do Campus, curso de Direito e Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí (DCJS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção Panambi.

O evento foi direcionado aos estudantes e professores do campus, advogados e membros da comunidade. Participaram do evento o Pró-reitor, professor Dr. Nelson Thesing, o chefe do DCJS, professor Joaquim Gatto e o presidente da subseção Panambi da OAB, Erni Arthur Vollbrecht.

Segundo o palestrante, a Constituição brasileira precisa ser amplamente debatida. “O evento foi muito importante exatamente por estarmos vivendo um processo eleitoral. É um assunto que merece todo o cuidado e atenção. Merece uma discussão ampla, com parâmetros de realidade aguçados”, observa.

O professor André salienta, ainda, que há uma necessidade de proteção ao texto constitucional. “Ela é uma das melhores constituições do mundo, tem seus problemas, claro. Porém, nunca tivemos um texto constitucional tão bem feito em nossa história. Isto foi resultado de um processo democrático e que culminou com uma Assembleia Constituinte com grande influência dos movimentos sociais brasileiros. O resultado foi uma bela Constituição, em que os mais variados setores que compõem a sociedade brasileira, com interesses muitos distintos, foram contemplados. Isso é um espaço democrático, de diálogo”, observa.

E complementa “estamos vivendo o período mais longo de democracia na história do Brasil, em que podemos eleger todos os nossos representantes. Qualquer possibilidade de regresso, ou de redução das proteções postas na Constituição, significarão um profundo retrocesso institucional e civilizatório no Brasil”.  


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.