Rota dos Tribunais Superiores é realizada pelos estudantes do curso de Direito da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Rota dos Tribunais Superiores é realizada pelos estudantes do curso de Direito da Unijuí

Nos dias 21 a 25 de outubro, estudantes do curso de Direito da Unijuí, juntamente com os estudantes da Unicruz, estiveram em Brasília realizando visitas técnicas. O projeto, Rota dos Tribunais Superiores, contemplou visitações aos Tribunais Superiores, sendo eles: o STF, TST, a AGU, MPU/PGR, STJ, TRT, OAB, Congresso Nacional, Itamaraty, Polícia Federal, entre outros pontos turísticos da capital federal. Os acadêmicos estiveram acompanhados pelos professores, Eloisa Nair de A. Argerich e Fagner Pias.

Segundo o coordenador do curso de Direito do Campus Ijuí, Marcelo Loeblein dos Santos, ao longo do curso os alunos participam de diversas visitas orientadas a órgãos públicos. “Isso possibilita aos estudantes conhecer pormenorizadamente cada órgão visitado, conhecendo pessoalmente suas especificidades, bem como o contexto em que estão inseridos.”, ressalta o coordenador.

Na oportunidade os estudantes assistiram sessões no STF, Câmaras criminal e constitucional, com a presença dos Ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Ferreira Mendes, Carmem Lucia, Rosa Weber, Luis Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Edson Fachin. Todas as visitações foram acompanhadas de vídeos e palestras institucionais que muito contribuiu para a aprendizagem e conhecimento dos acadêmicos.

De acordo com o estudante do curso de Direito de Ijuí, Rafael Zimmermann conhecer o Congresso Nacional, realizar a Rota dos Tribunais Superiores é uma oportunidade ímpar. “Estar em Brasília significa vivenciar tudo o que está distante da nossa realidade aqui no sul do país. Entretanto, quem deseja ir a fundo na seara jurídica deve conhecer o funcionamento das instituições estatais. Para isso, nada melhor do que ter essa possibilidade antes mesmo da colação de grau. Além de levar o nome da Unijuí, essa viagem contribui para a formação acadêmica e pessoal de cada aluno. Enriquece o aprendizado na sala de aula e mantém aceso o sonho de um dia estar na condição de servidor público”, explica Rafael.

Para a estudante do curso de Direito do Campus Santa Rosa, Lavínia Maiara Lasta, a viagem de estudos agregou ainda mais conhecimento. “Sem sombra de dúvidas volto transformada dessa viagem, não apenas por agregar conhecimento jurídico e ver na prática, através das sessões, como atuam os tribunais superiores, como também volto muito mais motivada a alcançar objetivos. Recomendo a todos porque realmente modifica a nossa visão de sociedade”, destaca a estudante.

A coordenadora do curso de Direito do Campus Santa Rosa, professora Francieli Formentini, também avalia o projeto Rota dos Tribunais Superiores como uma experiência marcante, que contribui para a formação prático-profissional dos acadêmicos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.