Congresso Nacional Ciências Criminais e Direitos Humanos dá continuidade aos eventos jurídicos na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Congresso Nacional Ciências Criminais e Direitos Humanos dá continuidade aos eventos jurídicos na Unijuí

                 

Dando sequência na programação dos eventos dos cursos de Direito da Unijuí, teve início, na noite desta quarta-feira, 29, o III Congresso Nacional Ciências Criminais e Direitos Humanos, realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.

O evento é uma promoção do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) e dos cursos de Graduação em Direito e Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, com o objetivo de viabilizar o debate qualificado no campo das Ciências Criminais, reunindo conferencistas de renome nacional para a discussão de importantes temas relacionados à Criminologia, à Política Criminal, à Segurança Pública e ao Direito Penal e Processual Penal. Neste ano, o evento priorizou as vozes femininas, sendo composto, majoritariamente, por conferencistas mulheres discutindo temas de relevância para o cenário brasileiro contemporâneo. Além disso, o Congresso está propondo e desafiando os participantes – estudantes e professores – a plantarem mudas de árvores nativas da região, evidenciando a importância do meio ambiente.

Durante a abertura do evento, ocorreu o lançamento do Observatório de Direitos Humanos, um espaço agregador dos projetos de pesquisa, grupos de estudo, projetos individuais e de extensão do DCJS.  Por fim, o Centro Acadêmico de Direito (CADI) também lembrou que está aberto o processo de composição de chapas para eleição de novos integrantes, sendo que o Centro é um espaço democrático e de exercício da cidadania.

Dois temas estiveram em debate na noite de abertura: “Novas Epistemologias e Processo Penal Feminista”, com a conferencista Soraia Mendes e “A Construção da Justiça Restaurativa no Brasil”, realizada pela conferencista Raffaela Pallamolla.

Sobre as Palestrantes

Soraia Mendes é Pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra em Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora Associada do PPG Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Unificado de Brasília - UniCeub. 

Raffaela Pallamolla é Doutora em Ciências Sociais pela PUCRS (2017). Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (2008). Mestre em Criminologia e Execução Penal pela Universidad Autónoma de Barcelona - UAB (2007) e Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005). Integrante do GPESC - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal e pesquisadora associada ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT-InEAC. 

Café & Conversa

Integrando as atividades do Congresso, a edição de maio do tradicional Café & Conversa será realizada durante o evento. Vá tomar um café nesta quinta, no Gasteiz Vitória, às 17h, e conhecer mais de perto a palestrante da noite de quinta-feira, Mariângela Magalhães Gomes, da USP.

Eventos nos Campi Santa Rosa e Três Passos

Durante esta semana também está sendo realizada a XXVI Semana Jurídica Campus Três Passos e o IV Congresso Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos em Santa Rosa. Confira a Programação completa dos eventos no Portal da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.