Semana Jurídica no Campus Três Passos encerra eventos dos cursos de Direito da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Semana Jurídica no Campus Três Passos encerra eventos dos cursos de Direito da Unijuí

              

Encerrando uma intensa semana de atividades dos cursos de Direito da Unijuí, o Campus Três Passos promoveu a palestra “A Mediação nos Conflitos de Guarda e Alienação Parental”, com a advogada e professora Delma Ibias, dentro da programação da XXVI Semana Jurídica.

Delma conceituou o tema proposto, atualizando os participantes do evento sobre as perspectivas atuais desta área do Direito.  A palestrante possui graduação em Curso de Ciências Jurídicas e Sociais - Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988). Atualmente é sócia majoritária do escritório de advocacia - Dra. Delma Silveira Ibias & Equipe - Advogados Associados, vinculo institucional na FADERGS, Membro da Comissão Mulher Advogada - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção RS, Conselheira Fiscal do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, IBDFAM - RS, Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. 

A Semana Acadêmica foi promovida pelo curso com o apoio do Centro Acadêmico de Direito.

Programação em três Campi

A programação de eventos jurídicos na Unijuí iniciou na segunda-feira, no Campus Santa Rosa, com a primeira noite do 4º Congresso Nacional: Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos. A primeira palestra foi ministrada pelo advogado, escritor e pesquisador, Carlo Velho Masi, que falou sobre ‘O Tribunal do Júri como garantia fundamental do cidadão’.

Já na quarta-feira, teve início, em Ijuí, o III Congresso Nacional Ciências Criminais e Direitos Humanos, realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. Dois temas estiveram em debate na noite de abertura: “Novas Epistemologias e Processo Penal Feminista”, com a conferencista Soraia Mendes e “A Construção da Justiça Restaurativa no Brasil”, realizada pela conferencista Raffaela Pallamolla. O objetivo do evento foi viabilizar o debate qualificado na área das ciências criminais, reunindo nomes nacionais para a discussão de importantes temas no campo. Foi priorizado o debate a partir de vozes femininas, sendo composto majoritariamente por conferencistas mulheres especialistas no campo da criminologia. O Congresso ainda desafiou os ouvintes e participantes a plantarem mudas de árvores nativas da região, evidenciando a importância ambiental.

Na manhã desta sexta-feira, 31, o professor o professor Dr. Sidney Guerra esteve no Centro de Eventos do Campus Ijuí, discutindo controle de convencionalidade na Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UNIJUÍ – Mestrado e Doutorado. Ele também palestrou no Campus Santa Rosa, na noite de quinta-feira, dia 30.

                           

De acordo com o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, professor Joaquim Gatto, as atividades dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, realizadas nos três Campi foram um importante momento de qualificação aos estudantes e docentes vinculados ao DCJS e oportunizaram reflexões sobre diferentes temáticas do Direito.  Além disso, segundo o professor, tanto nas palestras, quanto nas apresentações de trabalhos procurou-se oportunizar a integração entre estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu de diversas Universidades, o que consolida, ainda mais, a Unijuí como instituição de vanguarda no debate dos mais atuais temas na área do Direito.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.