Unijuí e Instituto Missioneiro Estudos Superiores promovem segundo encontro de Disciplina Binacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí e Instituto Missioneiro Estudos Superiores promovem segundo encontro de Disciplina Binacional

              

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2019, aconteceu na cidade de Posadas, Província de Missiones, Argentina, o segundo encontro da Disciplina Binacional – Direitos Humanos e Desenvolvimento na América Latina -  do Curso de Direito da Unijuí, juntamente com o Instituto Missioneiro Estudos Superiores - IMES. A primeira etapa do curso aconteceu na Unijuí, nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, quando um grupo de 22 estudantes do Instituto Missioneiro de Ensino Superior (IMES), esteve participando das atividades. 

A disciplina tem como objetivos proporcionar a integração cultural e a internacionalização da pesquisa, identificando caminhos viáveis para construir soluções e indicando responsabilidades na proteção e promoção dos Direitos Humanos e da Sustentabilidade numa perspectiva Latino-americana. Assim como, oportunizar aos acadêmicos conhecimentos técnicos, princípios basilares e as possibilidades jurídico-administrativas de gestão de conflitos de fronteiras, em especial conflitos ambientais e de Direitos Humanos. 

Participaram das atividades alunos do curso de graduação em Direito da Unijuí, acompanhados pelos Professores do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), Dr. Daniel Rubens Cenci e Dra. Anna Paula Bagetti Zeifert. 

             

O encontro debateu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS no âmbito da Agenda 2030 (ONU) e as políticas públicas prioritárias para a promoção de tais objetivos e dos Direitos Humanos, organizados a partir de 3 painéis:

1º Painel do curso binacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento na América Latina, contou com as palestras do Dr. Artemio Nuñez Mendez; do Ministro da Ecologia da Província de Missiones, Dr. João Manuel Díaz, que falou sobre direitos humanos e desenvolvimento sustentável, e do titular da defensoria dos direitos das crianças, meninas e adolescentes, prof. Miguel Molina sobre os direitos de crianças, meninas e adolescentes e os 30 anos da convenção sobre os direitos da criança.

2º Painel apresentação foi a cargo da Lic. Amelia Báez sobre " Direitos humanos desde as lutas populares "; a vereadora de Pousadas Dra. Natalia Alfonsina Gimenez, em sua intervenção sobre " Direitos humanos e perspectiva de gênero " e a Dra. Rita Vanesa Nuñez com a comunicação sobre "Direitos humanos e políticas públicas na Província de Missiones".

3º Painel, encerramento das atividades, foi desenvolvido por Lucas Adrián Garcia, Coordenador Foro ODS na Província de Missiones, Prêmio Martín Luther King 2019 sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável no âmbito da agenda 2030. 

Na oportunidade, aconteceu assinatura de um protocolo de intenções entre os gestores do IMES Diretor Sr. Mariano Ramiro Pianovi, Prof. Ana Alicia Pokolenko e Sra. Lourdes M. Alejandra Fernandez e os Professores da UNIJUI Dr. Daniel Rubens Cenci e Dra. Anna Paula Bagetti Zeifert, de maneira a desenvolver ações conjuntas entre ambas as instituições, assim como se projeta a organização de outro curso, agora Trinacional, envolvendo Argentina, Brasil e Paraguai.

              


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.