Acadêmicos e professoras de Direito visitam tribunais e Assembleia Legislativa em Porto Alegre - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos e professoras de Direito visitam tribunais e Assembleia Legislativa em Porto Alegre

O curso de Direito da Unijuí promoveu uma viagem de estudos a Porto Alegre durante os dias 16 e 17 de novembro. Acompanhados da professora mestre Emmanuelle Malgarim e da professora doutora Rosane Porto, os acadêmicos das disciplinas de Práticas Jurídicas Trabalhistas e Prática Civil visitaram o Tribunal de Justiça (TJRS), o Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Na manhã do dia 16 de novembro, os estudantes puderam conhecer a Assembleia Legislativa e o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, localizados no Palácio Farroupilha e no Palácio Piratini, respectivamente. “Tivemos a oportunidade de conhecer toda a Assembleia e de saber sobre sua formação. Foi muito bom, principalmente para compreendermos de onde saem as nossas leis estaduais”, afirma a professora Emmanuelle.

À tarde, o grupo se deslocou ao Tribunal de Justiça, onde pode acompanhar uma sessão de julgamento da 4ª Câmara Cível. “Os acadêmicos conseguiram observar um dos processos de julgamento, onde estavam sendo discutidos a possibilidade do pagamento de horas extras aos membros dos conselhos tutelares. Foi uma receptividade enorme por parte dos desembargadores que, inclusive, explicaram como acontecia o funcionamento da sessão”, conta. 

No dia seguinte,  os acadêmicos foram recebidos no Tribunal de Justiça Militar e no Tribunal Regional do Trabalho, participando da primeira sessão didática após a pandemia de covid-19. “Os estudantes saíram encantados. As explicações dadas durante o julgamento foram muito didáticas. É uma visão de dentro do Tribunal que a gente consegue mostrar para os acadêmicos”, destaca.  

A acadêmica Brenda Aozane relata que para os estudantes a viagem foi uma experiência enriquecedora. “A visita nos proporcionou momentos de excelente conhecimento técnico e  jurídico, pois permitiu vivenciar o cotidiano da Justiça de segundo grau de nosso Estado. Além disso, a viagem também possibilitou a interação entre os colegas e professores do curso”, salienta.

O formando Eduardo Franco da Rosa conta que as lembranças serão aguardadas por um bom tempo. “Conhecer e compreender um pouco sobre a rotina dos nossos tribunais foi sem dúvida algo enriquecedor. Além de renovarmos as minhas forças em busca de uma carreira na magistratura. Concluo o curso com chave de ouro”, finaliza.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.