“Falar de Fenadi é não falar de negócios. É falar da família, da reunião de pessoas” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Falar de Fenadi é não falar de negócios. É falar da família, da reunião de pessoas”

 
 

A frase em destaque é da professora da Unijuí e integrante da organização da Fenadi, Dolair Augusta Callai, no ciclo de debates “O que está pegando”, realizado na manhã desta terça-feira, na Unijuí.

Nesta terça-feira, o debate promovido pelo curso de Ciências Econômicas da Unijuí abordou a Festa Nacional das Culturas Diversificadas (FENADI). Para debater o tema, foram convidados o presidente da Fenadi, Nelson Casarin, o diretor artístico, Francisco Roloff, e a professora da Unijuí e integrante da organização da Fenadi, Dolair Augusta Callai. Acompanhados do professor do Curso de Ciências Econômicas e mediador, Dilson Trennepohl, o debate evidenciou as estratégias no planejamento da Fenadi.

Além de destacar as 27 Etnias, e valorizar a Feira como uma das únicas sustetáveis no estado, Nelson Casarin mencionou a referência de Ijuí fazer um turismo vivo ‘’O nosso turismo é de pessoas. De pessoas abnegadas que fazem o resgate da nossa cultura’’ e afirmou um compromisso com a gestão desta edição da feira ‘’Estamos tentando deixar um legado para toda a comunidade de que Ijuí, é diferente. Aqui se constroem pontes. Não se fazem divisas’’. Nelson destacou o trabalho em união das etnias.

A Fenadi é responsável por realizar a gestão das etnias presentes na Expoijuí. Desde o início de sua existência, em outubro de 1987, como lembrou a professora Dolair, a cultura sempre foi considerada um fator importante para o desenvolvimento municipal. Para a professora, ‘’falar de Fenadi é não falar de negócios, é falar de família, da reunião de pessoas’’.

Quem também destacou a relação interpessoal durante a feira foi o diretor artístico, Francisco Roloff, que falou das relações internacionais e de diferentes culturas. Segundo Francisco, no futuro espera-se que esse trabalho tenha continuidade com ações de Intercâmbio com países referentes às etnias da Fenadi. 

Confira o debate na íntegra


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.