Laboratório de Educação Física alia musculação e exercícios aeróbicos na recuperação de pacientes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Laboratório de Educação Física alia musculação e exercícios aeróbicos na recuperação de pacientes

A recuperação é um momento fundamental na vida de pacientes com doenças crônicas. Para auxiliar nesse processo, a Unijuí oferece, no campus Santa Rosa, projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde. No local, são atendidos pacientes com cardiopatia, hipertensão e diabetes.  

O projeto nasceu com o objetivo de oportunizar à comunidade, o atendimento necessário para a recuperação, por meio de musculação e exercícios aeróbicos supervisionados. Alguns médicos do município, parceiros desse projeto, encaminham ao Laboratório seus pacientes para a prática de atividades físicas orientadas. Cada paciente possui um treinamento individualizado, construído a partir da prescrição médica sobre atividades restritas ou não.

No Laboratório, os pacientes são orientados por estudantes bolsistas e pelo professor responsável e também coordenador do projeto, Leomar Tesche, que explica como funciona o procedimento inicial: “Há um controle no início e no final das atividades dos pacientes para verificar pressão, frequência cardíaca e glicose (no caso de cardiopatas e hipertensos). Esses são os parâmetros para as atividades diárias, tanto no laboratório quanto nos dias passivos. Cada usuário tem um treinamento individualizado”, explica o professor.

Desde maio do ano passado, pacientes que se recuperam de câncer também passaram a integrar o grupo atendido, por meio do programa Atividade Física para Pós-Câncer, grupo que é organizado com o apoio da Universidade de Tübingen, na Alemanha, pelo Instituto de Ciências dos Esportes.

Marciane Lurdes Dalalba Brun, professora estadual de Santa Rosa, foi diagnosticada com câncer de mama há dois anos. De lá para cá, passou por cirurgia de remoção do tumor, quimioterapia, radioterapia e aplicações de medicamentos. Após o tratamento, o médico de Marciane, parceiro do projeto, a encaminhou ao Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde. Segundo ela, já é possível perceber os benefícios do treinamento para sua recuperação. “Foi aos pouquinhos, aula por aula que eu fui me recuperando. De como eu cheguei aqui e como estou hoje, posso dizer que melhorei 100%. Eu digo que (participar do projeto) foi fundamental, o ponto chave para a minha recuperação depois de todo o tratamento”, comemora Marciane.

Segundo o professor Leomar Tesche, esse tipo de atendimento não é oferecido pelo Sistema de Saúde. Pessoas com baixa renda e aposentados, por exemplo, recebem todas as orientações para a sua recuperação. “É uma população que se sente valorizada e o atendimento, além de melhorar a qualidade de vida, eleva a autoestima” ressalta Leomar.

Intercâmbio de Conhecimento e troca de informações

O projeto de extensão possui um intercâmbio de informações com a Uniklinik de Köln, Colônia e Hospital Universitário da Alemanha, por meio do pesquisador Dr. Freerk T Baumann.  Ele colabora com novas pesquisas sobre Atividade Física Pós-Câncer. A próxima meta, segundo o professor Leomar Tesche, é acertar uma cooperação com a Uniklinik e o grupo de pesquisa do Dr.F.Baumann, proposta pelo pesquisador.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.