Alunos de escolas de Ijuí recebem ensinamentos sobre segurança em ambientes aquáticos e educação ambiental - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Alunos de escolas de Ijuí recebem ensinamentos sobre segurança em ambientes aquáticos e educação ambiental

                 

A disciplina de Atividades Aquáticas II, do curso de Educação Física da Unijuí, tem como uma das suas temáticas a relação do homem com a água, desenvolvendo competências e conhecimentos em relação aos cuidados, recomendações e técnicas para se usufruir dos espaços aquáticos em segurança, além de ter uma educação ambiental para sua preservação. Com o objetivo de disseminar informações da Disciplina, os estudantes de Educação Física, juntamente com estudantes de Ciências Biológicas, professores e representantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), realizaram, em dois momentos desta semana, atividades para crianças do ensino fundamental da rede municipal de Ijuí. Na terça-feira, o Projeto foi até a EFA e, nesta quinta, no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab).

Denominado “Vamos a La Playa”, o projeto surgiu a partir de uma preocupação com o alto índice de afogamentos no país. Dados recentes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), indicam que, a cada minuto, um brasileiro morre afogado, colocando o Brasil no terceiro lugar mundial por mortes desse tipo. Além disso, 51% das mortes por afogamento são de crianças, na faixa de 1 a 9 anos de idade. Dessa forma, segundo um dos coordenadores da iniciativa, o professor Paulo Carlan, é importante a realização de trabalhos pedagógicos, na perspectiva da prevenção e segurança.

De forma didática e criativa, o Projeto levou ensinamentos básicos, capazes de conscientizar e até mesmo salvar a vida de crianças em ambientes aquáticos, assim como os devidos cuidados com a exposição ao sol, hidratação do corpo, cuidados com fauna e flora, os níveis de afogamento, significados das cores das bandeiras que orientam os banhistas, técnicas de reanimação cardiorrespiratória, por meio da massagem cardíaca, entre outras recomendações para a conscientização dos alunos.

Estiveram envolvidos os professores Paulo Carlan, Eloisa de Souza Borkenhagem Bohrer, Francesca Werner Ferreira e representantes da Aipan, entre eles Diego Coimbra e também Jaqueline Kempp, Júlia Stiebe Callai, Yan Antunes Hubert e Darlene da Veiga. O projeto contou ainda com parcerias da Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ijuí e Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Ijuí (Sinpro).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.