COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física (Licenciatura)

Inclusão nota 100: conheça o primeiro surdo a defender o TCC no curso de Educação Física da Unijuí

O dia 22 de dezembro foi especial para Jonathan Gonzatto e também para o curso de Educação Física da Unijuí. Nessa data, o estudante defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso, tornando-se o primeiro surdo a concluir a graduação de Educação Física na Universidade. 

O TCC, que conquistou a nota máxima (100), teve como tema "Esportes de invasão: diálogo com professores da educação básica quanto aos modelos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física". Jonathan diz ter gostado muito de desenvolver o assunto. “Achei bem interessante o tema para estudar e elaborar no meu TCC, com o apoio de autores importantes, como Gonzalez e Bracht (2012) e Borges (2014), que falam sobre métodos e modelos de ensino. Gostei muito de ler as obras para entender o conteúdo e compreender melhor minha formação”, relata. 

Sobre a apresentação, Jonathan diz que estava bem tranquilo, pois havia treinado antes. “Meu suporte foi a intérprete de Libras. Eu falei pelas minhas mãos e ela traduziu pela voz na apresentação pelo Google Meet. Minha banca me deixou emocionado em dobro, não esperava a nota 100.  Agradeço ao meu orientador Mauro Bertollo, que me ajudou bastante durante a minha trajetória de estudo do TCC”, destaca.

Os amigos e a família puderam acompanhar o momento, pois, com a pandemia, as apresentações estão sendo realizadas de forma online. "Agradeço à minha família, que ajudou bastante, me motivou muito e nunca deixou eu parar de estudar. Agora eles sabem que vou continuar estudando bastante, pois quero ser um profissional excelente. Agradeço à comunidade surda, que me ajudou muito com os vocabulários de libras na minha trajetória no curso de Educação Física, aos meus amigos surdos e também às intérpretes da Universidade”, agradeceu.

Durante o curso de Educação Física, Jonathan passou por muitos estágios para aprender a ser professor. Segundo ele, foram muitos planos de aula, artigos e muitos aprendizados nas disciplinas. “Sentirei saudade dos professores da Unijuí, mas sei que ainda irei reencontrar eles”, afirma. Jonathan diz que abrir esse caminho, sendo o primeiro surdo formado em Educação Física na Universidade, o deixa muito feliz, e já planeja o futuro: “vou focar nos meus planos que envolvem outro TCC, agora no bacharelado. Também quero estudar para fazer mestrado, doutorado e me especializar.”


Saúde mental e corporal temáticas debatidas pela Unijuí na Escola Cairu

A Unijuí esteve presente na noite de terça-feira (25) com mais um evento do Programa da Residência Pedagógica, no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu. A atividade foi organizada pelo estudante do curso de Educação Física do Campus Santa Rosa, Marcos Rocha de Oliveira, que também integra o programa e atualmente realiza estágio na escola.

O residente preocupado com o estilo de vida dos alunos, constatado na análise de seu diagnóstico, realizado por meio das observações do estágio curricular supervisionado, trabalhou com conteúdos conceituais sobre saúde, alimentação e atividade física, registrando em um painel as aulas da disciplina de Educação Física.

A partir desta aula, o estagiário convidou a Técnica do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, professora Tatiane Renz, para realizarem juntos uma roda de conversa com as turmas do Ensino Médio da escola.

O Evento teve como tema "Saúde mental e saúde corporal, a importância para um bem viver", ministrado pela professora Tatiane. Na ocasião dois usuários do Laboratório também participaram relatando sobre a melhoria da saúde após ingressarem no programa de atividade física proposto pelo laboratório.   

O professor Amauri Hartmann, membro da equipe diretiva da escola, acompanhou a roda de conversa e destacou a importância da atividade física na sua vida, principalmente na saúde física e mental.

 


PITI realiza atividade de integração com estudantes de Educação Física EaD

O Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI), do curso de Educação Física da Unijuí, que atende homens e mulheres com faixa etária a partir dos 50 anos, vem realizando uma série de atividades com a comunidade ijuiense. 

Na manhã da última terça-feira, 03 de julho, 27 estudantes do componente curricular Educação e Movimento III, do Curso de Educação Física da Modalidade EAD, realizaram práticas com 15 integrantes do grupo. Segundo a professora Fabiana Ritter Antunes, o principal objetivo foi a socialização dos conhecimentos desenvolvidos durante o semestre com a intervenção prática.

 

Já no dia 28 de junho, na sala dos espelhos da Sede Acadêmica, foi realizada a tradicional Festa Junina do Programa, juntamente com a comemoração dos aniversariantes do primeiro semestre. Essa atividade faz parte do cronograma anual do PITI e tem o propósito de proporcionar integração e socialização entre seus participantes. No local foram realizadas atividades típicas de festa junina como danças e lanche coletivo.

Sobre o PITI

O objetivo do Programa é possibilitar à terceira idade uma opção para melhorar a qualidade de vida. O projeto visa a integração dos participantes através de diferentes atividades e é é dividido em turmas, para facilitar a assiduidade de seus participantes. São ofertadas as seguintes modalidades de exercícios físicos: musculação, esportes (basquete e futsal), ginásticas (aeróbica, localizada, alongamento e relaxamento) e dança (do ventre e de salão) e também, oficina de informática. O projeto é coordenado pelo professor Leopoldo Schonardie Filho, que orienta quatro bolsistas no planejamento e execução das atividades e também na realização de trabalhos de pesquisa 


Semana científica do curso de Educação Física incentiva a pesquisa

 
 

Evento foi realizado de 07 a 11 de novembro.


Leia mais...

PITI participa de evento que debate o Envelhecimento

 
 

Os debates ocorreram na UNILASALLE, em Canoas.


Leia mais...

Acadêmicos de Educação Física realizam atividade em escola

 
 

Os alunos do Componente Curricular Educação e Movimento III, do curso de Educação Física, ministrado pela professora Fabiana Ritter Antunes, realizaram na noite da última segunda-feira, 13 de junho, o evento “MOV III” na Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, com alunos do ensino médio. 


Leia mais...