Intercâmbio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Intercâmbio

Atividade física abaixo de zero

Relato de Lélis Larissa Scharb, acadêmica de Educação Física da UNIJUÍ / Campus Santa Rosa, realizou intercâmbio na cidade de Tübingen, Alemanha

 

"O que é um frio de 0°C para quem está acostumado a viver com uma estação do ano inteira com temperaturas variantes a 15°C negativos? Essa é a situação em que o povo germânico vive, mais precisamente os habitantes da cidade de Tübingen, situada no estado de Baden Wurttemberg, ao sul da Alemanha. Uma cidade pequena com aproximadamente 25 mil habitantes, tipicamente alemã e que conserva até hoje a arquitetura antiga de suas casas e ruas.

Dias extremamente frios, neve por toda parte, estradas e árvores completamente brancas, garoa, são sintomas de um inverno rigoroso e lindo que ocorrem nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, os meses mais frios dessa nação alemã, localizada no centro do continente Europeu, e que não impede de forma alguma a prática da atividade física por aqui, muito pelo contrário, motiva.

A prática de exercícios físicos é muito forte nessa região, talvez por uma das melhores universidades do esporte – Institut für Sportwissenschaft - estar situada aqui. Com uma estrutura para todos os gostos esportivos, a Universidade sedia espaços da sua própria casa para a prática de esportes dos demais habitantes de Tübingen, com uma lista considerável de propostas como Ginástica Aeróbica, Voleibol, Basquetebol, Handball, Ping–Pong, Dança (Hip-hop, Salsa, Balet), Natação, Judo, Karate, Taekwondo, Rapel, entre muitos outros, a maioria de forma gratuita ou então com custos bem acessíveis, oportunizando, assim, um grande número de aderentes ao esporte, tendo em cada uma dessas modalidades alunos da própria Universidade como instrutores. Outro lugar bastante freqüentado durante o inverno são as piscinas térmicas, abertas durante todos os dias da semana, com aulas de natação para crianças e adultos, que proporcionam o lazer de famílias e amigos de forma barata, divertida e quentinha.

Mas não é somente dentro de um ginásio que a atividade física acontece, pelas ruas é muito comum nos depararmos com pessoas caminhando, correndo, pedalando, pessoas carregando seus Skis, Snowboard e seguindo em direção às montanhas que existem em volta da cidade. Montanhas essas que atraem pessoas de todas as idades, e fazem a alegria das crianças que se divertem subindo e descendo com seus coloridos trenós.

O hábito que as pessoas aderiram com o passar das gerações em relação à prática de exercícios é visivelmente percebida, com o incentivo e as oportunidades que são concedidas pela Universidade do Esporte e até mesmo pela própria estrutura da cidade.

Com a chegada do inverno, pesquisa já realizada comprova o aumento do índice de depressão nesse país, pois a idéia do frio nos retrai a sair menos de casa, o dia se torna bastante curto e raramente o brilho amarelo do sol é visto, e a exposição ao sol então, é praticamente nula. E é assim que o hábito, a consciência e as oportunidades do esporte se combinam, conseguindo dessa maneira fazer a união da saúde física e saúde psicológica de um considerável número de pessoas".



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.