Licenciatura em Educação Física: metodologias ativas permitem que estudante participe da produção de conhecimento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Licenciatura em Educação Física: metodologias ativas permitem que estudante participe da produção de conhecimento

Com objetivo de preparar os profissionais para atuar com formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreendedora e inovadora, o curso de licenciatura em Educação Física da Unijuí é ofertado na modalidade presencial, nos campi de Ijuí e Santa Rosa. Com uma ligação direta com a pesquisa, com a pós-graduação e a extensão universitária durante o processo formativo, o curso tem tradição na formação de professores que atuam na comunidade regional e também por todo território nacional.

Segundo o coordenador do curso nos dois campi, professor Robson Machado Borges, o grande diferencial a partir de 2021 é a nova proposta curricular, a qual contempla os Projetos Integradores que buscam entregar propostas de soluções para os problemas apresentados pela comunidade regional. “O Projeto Integrador proporciona que instituições diversas como postos de saúde, escolas, academias, estúdios, programas de esporte e lazer do Sistema S, ONGs, clubes, hotéis, indústrias, dentre outros, possam necessitar de apoio, ou seja, os vários setores da comunidade regional poderão qualificar seus serviços por meio de diálogos, planejamento e intervenções colaborativas com a Universidade”, explica.

Além disso, o curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para a vivência prática, tais como: academia de musculação, sala para avaliação física, sala dos espelhos, ginásio de esportes, quadra de esportes, piscina, pista de atletismo, campo de futebol, laboratório de anatomia, laboratório de fisiologia, laboratórios de fisiologia do exercício, entre outros. “O curso desenvolve saberes da prática profissional com foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início dos cursos os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real atuando no cuidado, na educação e no ensino de outros seres humanos através das diversas práticas corporais possíveis no âmbito da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, de modo que os acadêmicos participem ativamente da produção do conhecimento”, completa o professor.

O profissional formado na licenciatura em Educação Física da Unijuí é preparado para atuar em escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Infantil. Além disso, desenvolve competências para atuar na Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, em ambientes educacionais extracurriculares, escolas especiais, serviços de lazer e recreação, podendo atuar, ainda, junto de Coordenadorias Municipais de Esporte e Lazer, projetos socioeducativos e projetos de práticas corporais e lazer.

Para saber mais sobre a licenciatura em Educação Física da Unijuí, acesse o link.






Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.