Estudante de Educação Física promoveu formação continuada com professores para produção de TCC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Educação Física promoveu formação continuada com professores para produção de TCC

Não foi por acaso que o acadêmico Clecio Antonio Szinvelski, do curso de licenciatura em Educação Física da Unijuí, escolheu para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o tema “Formação continuada de professores de Educação Física em tempos de pandemia: uma pesquisa-ação sobre metodologias ativas e tecnologias da informação e comunicação”. Ele explica que a realização dos Estágios Supervisionados, atividades desenvolvidas no meio acadêmico e o contato com docentes da Educação Básica lhe permitiram refletir acerca das interfaces que envolvem os paradigmas educacionais. 

“A partir desse processo, passei a identificar que os modelos tradicionais de ensino, centrados na transmissão de informações para um receptor passivo, não estão mais dando conta de suprir as necessidades impostas pela sociedade contemporânea. Logo, busquei promover um diálogo sobre práticas inovadoras de ensino, que consideram o aluno enquanto protagonista do processo de aprendizado, capaz de ‘aprender a aprender’”, explicou o estudante.

O desenvolvimento da pesquisa ocorreu através de uma formação continuada, focada na pesquisa-ação. Um grupo de estudos foi formado por Clecio e sete professores de Educação Física de uma Coordenadoria Regional de Educação. A partir disso, foram estudados, durante 12 encontros, assuntos relacionados às metodologias ativas e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de Educação Física escolar. Pontualmente, os encontros foram realizados de setembro a dezembro de 2020, com frequência semanal e duração de 1h30 cada, através do Google Meet.

De acordo com o formando, a investigação permitiu constatar a possibilidade de transformação das compreensões de professores ao participar de uma pesquisa-ação. “A partir do processo de estudos desenvolvido nestes 12 encontros, todos os participantes se apropriaram de saberes sobre metodologias ativas e TICs, em um patamar que não possuíam antes da formação, inclusive utilizando esses conhecimentos em suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, as manifestações dos professores no processo de formação continuada ilustram a ocorrência de uma ressignificação do fazer docente a partir do estudo e da utilização de metodologias ativas e TICs nas aulas de Educação Física escolar durante a pandemia”, explicou.

Após a formatura, Clecio pretende dar continuidade ao estudo acerca do tema, seguindo na linha de estudos colaborativos com professores, além de concluir o bacharelado em Educação Física. “Tenho também a expectativa de ingressar no mestrado. Quanto ao trabalho, pretendo continuar mobilizando todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação inicial, nos grupos de estudos e durante a atuação como bolsista de Iniciação Científica”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.