COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Enfermagem (Bacharelado)

Em Dia Mundial, simpósio tem alerta e capacitação sobre sepse

Nesta segunda-feira, 13 de setembro, Dia Mundial da Sepse, o curso de Enfermagem da Unijuí promoveu o I Simpósio de Sepse, em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Hospital Bom Pastor, Unimed Noroeste/RS e Secretaria Municipal de Saúde. Popularmente conhecida como infecção generalizada, a sepse refere-se a um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por uma infecção. 

“Para o curso de Enfermagem, é uma satisfação promover esta primeira edição do simpósio. Falar em sepse é falar de um problema de saúde pública em nível mundial, que mata uma pessoa a cada 3,5 segundos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso reflete a necessidade de termos cada vez mais profissionais capacitados no mercado de trabalho, para identificar os sintomas”, destacou a coordenadora do evento, professora Bruna Nadaletti.

Conforme apontou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marinez Koller Pettenon, o evento propicia a troca de experiências e de conhecimentos entre profissionais da saúde, estudantes e professores. Fala complementada pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que participou da abertura do simpósio. 

“É uma satisfação estar sediando este simpósio num momento como este, de expansão da área da saúde para a região. Estreamos com o curso de Enfermagem na Unijuí, na área da saúde, e mais recentemente, tivemos a aprovação e agora oferta do curso de Medicina. Eventos como este marcam nosso compromisso com a região e com a formação dos profissionais”, reforçou.

O simpósio contou inicialmente com a palestra sobre o “Panorama da sepse em nível mundial”. À frente do debate esteve a enfermeira, doutora em Ciências da Saúde, fundadora e membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti), Renata Pietro. Posteriormente, o enfermeiro intensivista do Hospital das Clínicas e do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Vítor Monteiro Moraes, abordou o tema “Conceitos, epidemiologia e fisiopatologia da sepse”.

“Protocolo de Sepse” foi abordado pela doutoranda em Gerontologia Biomédica da PUCRS, Ana Paula Amestoy de Oliveira. E para fechar o simpósio, a enfermeira, especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva, Cibele  Thomé da Cruz Rebelato, tratou da “Assistência de enfermagem ao recém-nascido com sepse na UTI Neonatal”.

Para conferir o evento na íntegra, acesse:


Acadêmicos de Enfermagem realizam simulações realísticas na Unijuí Saúde Complexo 2

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Unijuí realizaram simulações realísticas em um dos três Complexos da Unijuí Saúde. O Complexo 2, utilizado pela turma, fica localizado no prédio recentemente construído na saída do campus, próximo ao Hospital Veterinário. 

Os estudantes tiveram três momentos práticos nos dias 13 e 27 de agosto e 2 de setembro. As simulações ocorreram nas disciplinas das professoras mestres Bruna Nadaletti, Catia Matte Dezordi e Sandra Kinalski.

A primeira atividade foi realizada na disciplina “Enfermagem no centro cirúrgico'', onde os acadêmicos  presenciaram a simulação de escovação, paramentação e montagem de mesa no centro cirúrgico. A disciplina é ministrada pela professora Sandra Kinalski.

No dia 27 de agosto, os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir à prática de reanimação de adultos e crianças em parada cardiorrespiratória, com as professoras Sandra Kinalski e Cátia Matte Dezordi. Essa atividade também fez parte da disciplina "Enfermagem no centro cirúrgico''.

O último momento desenvolvido pelos estudantes foi na disciplina “Enfermagem no intensivismo”, ministrada pela professora Bruna Nadaletti. Neste dia, foi desenvolvida a simulação de procedimentos realizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Segundo a professora Bruna Nadaletti, a simulação realística permite o desenvolvimento de competências que são esperadas na atuação profissional dos enfermeiros. “Práticas como essas possibilitam aos acadêmicos maior segurança para momentos em que a técnica/situação simulada for aplicada ao paciente”, afirma.

A acadêmica Enaie Libardoni Padoim acrescenta que a simulação é muito importante na formação. “Junto com a teoria e os conhecimentos trocados, essas práticas nos deixam mais convictos para atender às necessidades dos indivíduos futuramente,” comenta a estudante.

Enaie ainda explica que as situações que são vivenciadas ajudam a construir um entendimento mais palpável e próximo da realidade. “A interação com os bonecos é incrível. Dessa forma conseguimos ter uma ideia de como será realizar tal procedimento com uma pessoa acordada e conversando conosco”, finaliza aacadêmica.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Curso de Enfermagem da Unijuí recebe presidente do Coren-RS

Na última semana, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosângela Gomes Schneider, esteve visitando a Unijuí e o curso de Enfermagem. Ela foi recebida pela coordenadora do curso, Marinez Koller Pettenon, e pelas professoras Arlete Regina Roman e Marli loro. 

Rosângela falou sobre a importância do projeto Coren na Área, recebido pela Universidade na última semana, que oportuniza que enfermeiros e técnicos de enfermagem sejam atendidos pelos funcionários do Conselho. A ideia é não só aproximar o Coren dos profissionais, mas também facilitar e agilizar o atendimento de demandas.

Como nova gestora do Coren-RS, Rosângela veio a Ijuí para conhecer o curso e também as instituições de saúde do Município. No encontro, foram discutidas demandas anteriores e atuais, como a retomada das tratativas para viabilizar o convênio com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também, viabilizar um curso de capacitação em Sala de Vacinas durante a formação acadêmica, mais especificamente no último ano de formação. 

Foram pautas a representatividade de profissionais enfermeiros docentes como membros das Câmaras Técnicas em andamento no Conselho - a exemplo da CT Saúde da Mulher, CT Protocolos da Enfermagem e CT Atenção à Saúde; e assuntos como pós-graduação para área da enfermagem, residências multiprofissionais e a luta da Enfermagem pela aprovação do Projeto de Lei nº 2564, que discute a carga horária e o piso salarial da categoria.


Curso de Enfermagem promove I Simpósio de Sepse

Na próxima segunda-feira, 13 de setembro, acontecerá o I Simpósio de Sepse do curso de Enfermagem da Unijuí. O evento, que terá transmissão pelo canal da Universidade no Youtube, é promovido pelo curso de Enfermagem com apoio do Hospital Bom Pastor, Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Unimed Noroeste/RS e Secretaria Municipal de Saúde.

O simpósio terá sua abertura às 18h e, na sequência, acontece a palestra sobre o “Panorama da sepse em nível mundial”. À frente do debate estará a enfermeira, doutora em Ciências da Saúde, fundadora e membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti), Renata Pietro. Às 19h, o enfermeiro intensivista do Hospital das Clínicas e do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Vítor Monteiro Moraes, abordará o tema “Conceitos, epidemiologia e fisiopatologia da sepse”.

“Protocolo de Sepse” será abordado a partir das 19h45, pela doutoranda em Gerontologia Biomédica da PUCRS, Ana Paula Amestoy de Oliveira. Para fechar, às 21h, a enfermeira, especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva, Cibele  Thomé da Cruz Rebelato, tratará da “Assistência de enfermagem ao recém-nascido com sepse na UTI Neonatal”.

Para acompanhar o evento, acesse este link.

 

 


Conselho Regional de Enfermagem atende até a quinta-feira na Unijuí

Nesta terça-feira, 31 de agosto, tiveram início os atendimentos do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) junto ao Campus da Unijuí em Ijuí. A atividade faz parte da retomada do projeto Coren na Área, que visa aproximar o Conselho dos profissionais de Enfermagem que atuam nos diferentes municípios do Rio Grande do Sul, facilitando e agilizando o atendimento a demandas.

Até a quinta-feira, dia 2 de setembro, a equipe estará prestando diferentes serviços aos profissionais que, previamente, fazem o agendamento pelo site: inscrição temporária e definitiva; reinscrição; inscrição remida; registro de especialização; transferência de registro profissional; segunda via; renovação; atualização de cadastro; negociação e cancelamentos.

“O curso de Enfermagem da Unijuí considera muito importante essa aproximação do Coren com os profissionais, por meio da oferta de diferentes serviços”, afirmou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marinez Koller Pettenon.

O agendamento deve ser feito neste link. O atendimento acontece na sala BIB 203 B, junto à Biblioteca Mario Osorio Marques, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço das 12h às 13h.


Estudantes e egressos de Enfermagem podem realizar estágio na Alemanha

Nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, foi realizado um evento online com egressas do curso de Enfermagem da Unijuí, que atuam em hospitais da Alemanha. O encontro aconteceu via Google Meet e teve como objetivo divulgar o projeto de cooperação entre a Unijuí e o Grupo Helios, rede hospitalar alemã, que seleciona enfermeiros com formação superior para atuar em suas instituições de saúde.

As enfermeiras Jaqueline Picolli Korb e Daiana Batista Fogaça, que trabalham na Alemanha por meio de outro projeto com a rede Helios, compartilharam relatos sobre a experiência de atuar fora do País e como isso contribui para o crescimento pessoal e profissional. Também participaram do evento professores, estudantes e egressos do curso de Enfermagem da Unijuí. O encontro foi organizado pelo Escritório de Relações Internacionais, com apoio do curso de Enfermagem e da Vice-Reitoria de Administração.

Há mais de um ano, a Unijuí realiza tratativas com o Grupo Helios e o governo alemão para assegurar a parceria, que torna-se concreta a partir desta primeira edição do projeto de cooperação. O programa oferece aulas de alemão, realizadas no Brasil e viabilizadas pela Universidade por período mínimo de seis meses; oportunidade de estágios curriculares em hospitais da rede Helios, com possibilidade de futuros empregos; além de uma bolsa de auxílio financeiro durante o estudo do idioma e, após, para a manutenção dos estágios na Alemanha. 

O projeto é destinado a estudantes de Enfermagem da Unijuí, que estejam no último ano do curso, ou egressos graduados pela Universidade. “Estamos formando o grupo e temos muitos estudantes e egressos inscritos. No próximo mês, teremos mais uma reunião para alinharmos o projeto”, relata a professora Marinez Pettenon, coordenadora do curso de Enfermagem. Sobre o encontro que ocorreu nesta segunda-feira, ela afirma que foi um momento especial. “Foi importante rever nossas egressas e ouvir seus relatos de experiências em outro País, incentivando, assim, estudantes e colegas a esta oportunidade."

Inscrições

Interessados em se inscrever no projeto devem entrar em contato até a próxima quarta-feira, dia 25 de agosto, com o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, através do telefone 55 3332-0329, e-mail eri@unijui.edu.br ou ainda manifestar interesse por meio do envio do formulário que pode ser acessado neste endereço.

Sobre o Grupo Hélios

O Grupo Hélios é a maior rede de hospitais da Alemanha e da Europa, com aproximadamente 120 mil funcionários. É composto por 89 hospitais, cerca de 130 clínicas ambulatoriais, seis centros de prevenção e trata aproximadamente 5,2 milhões de pacientes anualmente. O projeto com a Unijuí foi firmado devido à carência de profissionais de Enfermagem e áreas afins na Alemanha. Por esse motivo, há uma política de incentivo por parte do governo alemão para empregar estrangeiros nessas áreas.

Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí