COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Enfermagem (Bacharelado)

Professora de Enfermagem participa de Seminário Nacional em Florianópolis

                    

A professora Gerli Elenise Gehrke Herr participou do 16º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (Senaden) e 13º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (Sinaden), realizado em Florianópolis (SC). As atividades tiveram início no dia 5 de junho até 08 de junho.

A temática central foi “Os desafios contemporâneos da formação profissional em enfermagem e da sistematização da assistência de enfermagem”, com a pauta da proposição das novas Diretrizes Curriculares, a fim de provocar diálogos e instigar a Sistematização da Assistência de Enfermagem nos diferentes níveis de atuação. Também foram debatidos a integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, e os referenciais teórico-metodológicos, raciocínios clínico e sistemas de linguagem padronizada dos processos de Enfermagem.

O espaço de debates ofereceu a possibilidade de apresentar trabalhos, trocar experiências e compartilhar estratégias exitosas de trabalhar, educar, e fazer gestão em saúde, que podem refletir na discussão e aprendizado para o ato de cuidar e pela preservação de um trabalho digno que promova a vida, a saúde e a justiça.

“Esse evento foi um momento histórico para a enfermagem, pois possibilitou a interlocução de dois eventos importantes que tratam de assuntos emergentes da formação nos diferentes níveis e da formação em serviço que além de qualificar os profissionais de enfermagem qualificam os serviços de saúde”, observa a professora.


Enfermagem realizou jantar comemorativo

Em alusão ao Dia do do profissional de enfermagem e para marcar a importância da profissão, o curso de Enfermagem da Unijuí realizou, no dia 9 de maio, uma quarta-feira, um jantar na pizzaria Estação da Mata, em Ijuí. Participaram estudantes, profissionais da área, professores e egressos do curso. A coordenadora do curso, Marinez Koller Petenon, fez uma saudação inicial aos participantes e ressaltou a importância do momento para a integração dos profissionais, estudantes e professores da área. Confira as fotos:

O dia do profissional de enfermagem é comemorado no dia 12 de maio


Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem foi tema de palestra

               

O Curso de Enfermagem da Unijuí, por meio dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II recebeu, na manhã do dia 22 de março, a enfermeira fiscal da Subseção de Santa Rosa, Carmen Schultz, que fez uma fala com o tema "Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem", que faz parte do Programa de Educação Permanente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS).

A enfermeira Carmem Schultz, abordou sobre a forma de calcular o dimensionamento e destacou que o número adequado de profissionais nos serviços de saúde é fundamental, para um atendimento com segurança e qualidade à população assistida.

O encontro oportunizou aprendizado, integração, gestão e aproximação dos alunos do sétimo e do nono semestre com representante do COREN-RS. Momento importante que permitiu esclarecer dúvidas referentes a Resolução COFEN 543 de 16 de Maio de 2017, que atualiza e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Além disso, possibilitou a discussão a respeito do dimensionamento com foco aos diversos cenários de saúde voltados para o âmbito hospitalar e para a atenção primária á saúde no contexto nacional e regional.


Estudante de Enfermagem participa do Projeto Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde

              

O Projeto Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde - VerSus vem ganhando espaço e abrangendo mais estudantes a cada ano. Considerado um meio de qualificação e sensibilização profissional, o projeto tem como objetivo proporcionar aos futuros profissionais conhecimento a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma ótica diferente, acompanhando os serviços com estudantes de diversas áreas.

A estudante de Enfermagem Catiele Schmidt participou do VerSUS como facilitadora. Foram nove dias de vivências que ocorreram no município de Vale do Foz do Rio Itajaí, Santa Catarina. Ocorreram dois de capacitação para os facilitadores, e sete dias de vivência. A imersão foi composta por 51 viventes (pessoas que participaram pela primeira vez do VerSus), oito facilitadores (estudantes que já participaram no mínimo uma vez do projeto), sete integrantes da comissão organizadora (estudantes, profissionais e usuários do sistema que se dispõe a organizar a vivência). Houve participação de diversas universidades, advindos de estados como RS, SC, PR, RJ, SP, MG, estudantes dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, direito, serviço social, odontologia, terapia ocupacional, educação física, licenciatura em história, medicina veterinária e profissionais residentes.

"É sempre complexo transmitir em palavras o que representa o VerSUS, pois a cada edição vivemos um processo intenso de conhecer diferentes realidades, aprender com ela e respeitar todos os que estão envolvidos nesse processo. Quando realiza-se a vivência pela primeira vez, as visões, pensamentos e opiniões são diferentes, pois é o primeiro contato que se está tendo com diversos assuntos, e muitas vezes algumas conclusões sobre a importância do que foi visto e debatido ocorre posteriormente", salienta.

Para ela a vivência proporciona desconstruir (pre)conceitos que construímos socialmente sobre o sistema e assuntos que impactam a saúde da população. Percebemos que o SUS está presente em grande parte das nossas atividades cotidianas, e que utilizamos este sistema mais do que imaginamos. Conhecemos diferentes pontos da rede que prestam atendimento a população, nas diferentes  densidades e complexidades tecnológicas, desde a vigilância sanitária e epidemiológica, unidades básicas de Saúde, estratégias de saúde da família, CEDIT, farmácia de medicamentos. O intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos que ocorre durante a vivência sempre nos transforma tanto como pessoa e futuro profissional e nos desafia intensamente a conhecer realidades que não estamos inseridos.


Formando em Enfermagem é aprovado em primeiro lugar na residência da UFFS


O formando Gustavo Afonso Gosenheimer realizou o processo seletivo na cidade de Passo Fundo, no campus da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, para Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em saúde da Família e Comunidade. Foram ofertadas 02 vagas dentre mais de 30 inscritos para o curso de Enfermagem e também os cursos de Farmácia e Psicologia.

 A residência possui ênfase em Atenção Básica/ Saúde da Família e Comunidade/ Saúde Coletiva, constitui-se em modalidade de ensino de Pós-Graduação lato sensu, destinada às profissões que se relacionam com o trabalho na área de saúde, sob a forma de especialização em área profissional caracterizada por educação em serviço, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva e realizada sob supervisão docente-assistencial.

O candidato selecionado como profissional residente fará jus à Bolsa de Educação pelo Trabalho e receberá acompanhamento docente-assistencial, de responsabilidade conjunta da Universidade e dos serviços de saúde implicados, com duração de 24 (vinte e quatro) meses letivos e carga horária de 5.760 horas.

Gustavo relata que em 2012 iniciou sua graduação em enfermagem na UNIJUÍ e sempre procurou estar engajado em atividades acadêmicas extraclasse, participar de projetos de pesquisa e extensão, atividades de monitoria e extracurriculares que a universidade oferecia aos alunos.

“Para mim esse é o grande diferencial da UNIJUÍ, proporcionar oportunidades de crescimento e aprendizagem para seus estudantes, com professores qualificados e metodologias atuais de ensino. Sou muito grato a UNIJUÍ por ser minha instituição formadora e a enfermagem, na qual, por meio da influência de grandes professores que tive, sempre fui estimulado a buscar o conhecimento desde o início e possibilitando sair qualificado para o mercado de trabalho” salienta Gustavo.


Estudantes de Enfermagem ministram palestras em Empresa Lactalis, em Ijuí

Estudantes do décimo semestre de Enfermagem realizaram, no dia 23 de outubro, palestras sobre prevenção e cuidados com lesões por queimadura para profissionais que atuam na empresa Lactalis.

Durante a palestra, estudantes falaram sobre fatores que determinam a gravidade da lesão por queimadura e as condutas de primeiros socorros à vítima. Também foi esclarecido sobre os principais tratamentos explicando sobre medidas inadequadas e mitos sobre cuidados com lesões por queimadura.

Participaram das atividades as professoras Cátia Matte Dezordi e Angélica Cembranel Lorenzoni e os estudantes, formandos, Antonio Rodrigues, Gustavo Gosenheimer, Jonatan Bueno, Kamila Cardoso, Nicolli Follak, Priscila Escobar e Vanessa Lima.

 A empresa está realizando a semana de palestras para todos os profissionais que atuam com apoio do Serviço, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com a Unijuí.