Estudante de Enfermagem participa do Projeto Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Enfermagem participa do Projeto Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde

              

O Projeto Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde - VerSus vem ganhando espaço e abrangendo mais estudantes a cada ano. Considerado um meio de qualificação e sensibilização profissional, o projeto tem como objetivo proporcionar aos futuros profissionais conhecimento a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma ótica diferente, acompanhando os serviços com estudantes de diversas áreas.

A estudante de Enfermagem Catiele Schmidt participou do VerSUS como facilitadora. Foram nove dias de vivências que ocorreram no município de Vale do Foz do Rio Itajaí, Santa Catarina. Ocorreram dois de capacitação para os facilitadores, e sete dias de vivência. A imersão foi composta por 51 viventes (pessoas que participaram pela primeira vez do VerSus), oito facilitadores (estudantes que já participaram no mínimo uma vez do projeto), sete integrantes da comissão organizadora (estudantes, profissionais e usuários do sistema que se dispõe a organizar a vivência). Houve participação de diversas universidades, advindos de estados como RS, SC, PR, RJ, SP, MG, estudantes dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, direito, serviço social, odontologia, terapia ocupacional, educação física, licenciatura em história, medicina veterinária e profissionais residentes.

"É sempre complexo transmitir em palavras o que representa o VerSUS, pois a cada edição vivemos um processo intenso de conhecer diferentes realidades, aprender com ela e respeitar todos os que estão envolvidos nesse processo. Quando realiza-se a vivência pela primeira vez, as visões, pensamentos e opiniões são diferentes, pois é o primeiro contato que se está tendo com diversos assuntos, e muitas vezes algumas conclusões sobre a importância do que foi visto e debatido ocorre posteriormente", salienta.

Para ela a vivência proporciona desconstruir (pre)conceitos que construímos socialmente sobre o sistema e assuntos que impactam a saúde da população. Percebemos que o SUS está presente em grande parte das nossas atividades cotidianas, e que utilizamos este sistema mais do que imaginamos. Conhecemos diferentes pontos da rede que prestam atendimento a população, nas diferentes  densidades e complexidades tecnológicas, desde a vigilância sanitária e epidemiológica, unidades básicas de Saúde, estratégias de saúde da família, CEDIT, farmácia de medicamentos. O intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos que ocorre durante a vivência sempre nos transforma tanto como pessoa e futuro profissional e nos desafia intensamente a conhecer realidades que não estamos inseridos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.